Duas notícias quentes – uma boa, outra ruim – sobre a Apple nesta segunda-feira. Primeiro, a ruim: Steve Jobs entrou de licença médica de novo, sem previsão de volta e também sem maiores explicações. Será que o cancer de pâncreas reincidiu? Tomara que não!

(Falando nisso: deu pena de ver o Michael Douglas na festa do Globo de Ouro, magrinho, também vítima de um cancer – na garganta).

Agora, a notícia boa da Apple: ainda este mês, a empresa deve atingir a espetacular marca de 10 bilhões de aplicativos baixados em sua loja virtual. Segundo a empresa especializada Asymco, 60 apps já foram baixados, em média, para cada aparelho Apple vendido. Essa conta considera apenas os produtos portáteis, que utilizam o sistema operacional iOS. Importante: o estudo compara os downloads de apps (que são utilitários) com os de música da loja iTunes. Esta, mais antiga, já contabiliza 12 bilhões de itens vendidos, mas pela curva atual daqui a alguns meses será ultrapassada pelos apps de iOS. Outro detalhe que merece ser lembrado: a iTunes demorou 67 meses (mais de cinco anos) para chegar aos 10 bilhões de downloads; já os apps fizeram a mesma trajetória em 31 meses (dois anos e meio).

Uma das explicações é que grande parte dos apps é fornecida gratuitamente, inclusive por parceiros da Apple. Ainda assim, é um número gigantesco… E, para não perder mais esta oportunidade de faturar sobre o próprio sucesso, a Apple prepara uma promoção que dará prêmio de 10 mil dólares à pessoa que baixar o app de número 10.000.000.000. A ComputerWorld calcula que isso deverá acontecer por volta do próximo dia 23.

Em tempo: o prêmio não será pago em dinheiro, mas em créditos para baixar músicas da iTunes (que, como todos sabemos, ainda não está disponível para usuários brasileiros).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *