A situação não é nada agradável para Frans van Houten (foto), novo presidente mundial da Philips, que assumiu esta semana, em substituição a Gerard Kleisterlee, dono do cargo nos últimos dez anos. Veterano no grupo, onde está desde 1986, van Houten terá a ingrata missão de definir o futuro da marca Philips em produtos eletrônicos de consumo, especialmente televisores. Em alguns países, Brasil inclusive, houve um tempo em que as duas coisas (TV e Philips) eram praticamente sinônimos. Não mais. O tempo passou, o mercado mudou (em vários sentidos), e a Philips infelizmente perdeu sua hora.

Curiosamente, no mesmo dia em que van Houten assumia (quinta-feira passada), o grupo Royal Philips Electronics NV anunciava mais um resultado financeiro ruim. Segundo a agência Bloomberg, os prejuízos da divisão de TVs no primeiro trimestre de 2011 irão somar de 100 a 120 milhões de euros, o que equivale a todo o déficit acumulado ao longo de 2010!!! Um ano atrás, ao anunciar números parecidos, o grupo distribuiu comunicado afirmando que “resolver esse problema é prioridade absoluta”. Não adiantou muito. O ano passado acabou sendo o quinto consecutivo de prejuízos, o que fontes da empresa atribuem à mudança de política de concorrentes como Sony e Panasonic, que teriam baixado seus preços para competir com os fabricantes coreanos – algo que a própria Philips se recusava a fazer até agora. Diz o portavoz da empresa que a ordem é “tomar todas as medidas para reduzir os estoques”.

O problema é específico do segmento de TVs, em que a Philips sempre foi forte. Suas vendas mundiais em 2010 totalizaram 3,16 bilhões de euros, número que pode ser impressionante mas representa apenas um terço do que faturaram as outras duas divisões do grupo (iluminação e equipamentos médicos). Resta que os mercados emergentes – como Brasil e Índia – são as únicas esperanças de uma reviravolta. Mas está difícil.

4 thoughts on “A encruzilhada da Philips

  1. um dos motivos que fez a Philips perder espaco no Brasil (um deles), foi ter dado as costas ao mercado especializado. A primeira foi a Sony, seguida de samsumg e LG. Gracas a quem a SIM2 (projetores de alto padrao) teve seu maior crescimento em vendas mundiais em 2010 no Brasil? Aprendam com quem entende, voltem ao mercado especializado que tiramos voces do buraco!!!!!

  2. Para mim o principal motivo é falta de qualidade. Os televisores da Philips so eram bons quando televisor era de tubo CRT. Depois do surgimento das tecnologias plasma e LCD a Philips so teve modelos ruins, com pessima qualidade de imagem quando comparado com os televisores dos competidores, alem de incorporar bobagens absurdas, como aquelas luzinhas coloridas por trás do aparelho, o que levou a marca a servir de piada por qualquer pessoa seria interessada em qualidade de imagem.

    Philips sempre foi marca barata e popular, nos EUA os produtos dela sao vendidos em pilhas enormes no Wal-Mart. So que, em troca disso, qualidade nao era o forte da empresa (exceto em mercados pobres, como o brasileiro, onde os competidores costumavam ser piores ainda). Felizmente isso acabou, e mesmo no Brasil agora existem outras empresas fazendo produtos melhores. E viva a competicao!

  3. Não é bom esperar muito do brasil pois há indicios de uma bolha inflacionária para os próximos meses e uma crise estrondosa para o final do ano de 2011 e início de 2012.

  4. Rubens, me desculpe, mas você está mal informado. Philips já foi sim uma excelente marca. Não é verdade que nos países do primeiro mundo ela é marca barata. Nos Estados Unidos, de uns anos pra cá seus produtos ficaram mais baratos sim, mas isso porque desde 2008 ela vendeu a divisão de TV e áudio e vídeo para a japonesa Funai, justamente para concorrer com LG, Samsung e marcas mais populares como Vizio. Ou seja, nem é mais a Philips que monta e fabrica seus aparelhos por lá. Inclusive as melhores TVs da Philips nunca entraram no mercado norte-americano. Lá você só encontra os modelos de entrada e médios da marca. Já na Europa é bem diferente, há também os modelos mais tops como das séries 7000, 8000 e 9000, além da linha Áurea, que inclusive recebeu prêmios por lá como a melhor TV da Europa. Eu já tive ótimos aparelhos da Philips (TV de tubo, videocassete, mini-system, DVD player). Pode ser que a qualidade tenha caído de uns tempos pra cá, mas já foi considerada uma boa marca sim, tanto aqui no Brasil como lá fora. Defeitos todas as marcas dão, é só dar uma pesquisada no site Reclame Aqui e em fóruns especializados em tecnologia como Clube do Hardware, HT Fórum etc. Há queixas de todas as empresas de eletrônicos e a Philips nem é a mais reclamada, Samsung e LG são as campeãs. Agora, nem por isso eu vou dizer que essas marcas são ruins.

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