Desculpem a foto de certo mau gosto, mas não pude deixar de reparar (e registrar). Até porque tem a ver com o comentário anterior. Enquanto na CEATEC o pessoal que trabalha no evento não sabe o que é um press-kit, aqui no meu pobre quarto de hotel (vá lá, não tão pobre assim…) vejam o que encontro no banheiro: um vaso sanitário high-tech. Já tinha visto um da primeira vez que estive aqui, mas era num hotel 5 estrelas, a convite da Panasonic. Agora, é um hotel, digamos, comum – se bem que hotel comum aqui é melhor do que a maioria no Brasil.

Vejam os botões laterais. Você pode controlar o fluxo de água e fazer sua higiene íntima em segundos. Tem um botão para os homens e outro para as mulheres. E também controle de temperatura e pressão da água. E até a temperatura do assento. E mais spray desinfetante. Uma delícia sentar nesse vaso!

Os machões aí podem achar que tudo isso é coisa de mulher, mas aqui eles levam muito a sério essas coisas. Higiene e limpeza é com os japoneses. No quarto, vários avisos para economizar energia e água. E um recado: “Procure reutilizar suas toalhas, para não termos que desperdiçar mais água lavando-as todos os dias. Coopere com nosso programa de preservação ambiental”.

Muito louvável, sem dúvida. Nós, brasileiros, podemos achar estranho, mas o caminho é esse mesmo. Temos muito que aprender. Agora, o tal bidê digital é uma graça, vocês não acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *