Reportagem de hoje no jornal Valor Econômico mostra como a nova classe média nordestina está aderindo à TV por assinatura. O fenômeno merece ser analisado com carinho. Enquanto a média nacional de crescimento está na faixa dos 30%, da Bahia ao Maranhão o número de assinantes aumenta em torno de 50%!!! Claro, os números impressionam, mas é preciso lembrar que até outro dia pouca gente na região tinha acesso à TV paga, daí por que o crescimento é tão mais alto.

Com mais de 53 milhões de habitantes, o Nordeste é a segunda região mais populosa do país, mas possui apenas 906 mil domicílios com TV por assinatura (de cada 100 famílias, somente oito são atendidas por alguma operadora, quando no Sudeste a média é de 29 assinantes para cada 100 residências). Ou seja, há um potencial de crescimento enorme. Não por acaso, a Net prepara-se para iniciar atividades na região, após investir pesado em redes de fibra óptica. Se conseguir chegar antes das teles, com certeza vai fazer crescer muito mais o mercado. Suas maiores concorrentes serão Via Embratel e Sky, que já oferecem o serviço via satélite.

 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *