A pergunta certamente é feita diariamente por milhares de executivos pelo mundo afora. Quase todas as respostas são vagas, apesar dos milhões que se gastam em pesquisas. Pessoalmente, não acredito muito nas chamadas “pesquisas de mercado”, até porque a opinião e a percepção das pessoas mudam com incrível facilidade.
 
    Quantos produtos já não foram lançados com base em pesquisas e acabaram se tornando fracassos? Por outro lado, algumas pesquisas são úteis para se analisar tendências, que no entanto precisam ser confirmadas pelos fatos. No caso do mercado de tecnologia, vejam esta pesquisa que encontrei num site americano (onde mais seria? Os americanos adoram pesquisas…)
 
    Segundo o estudo, 70% dos telespectadores trocariam de provedor de TV paga se pudessem ter acesso a mais interatividade. É bom lembrar que, nos EUA, a oferta de provedores é enorme. Os entrevistados não têm certeza se topariam pagar mais por isso, mas garantem que serviços interativos têm grande apelo para ficarem mais tempo diante do TV.
 
    A pesquisa, realizada pela empresa Ensequence (veja detalhes em http://www.ensequence.com/interactive-television) considera vários serviços interativos: concursos, votações, merchandising (“quero comprar a blusa da mocinha da novela”), venda de ingressos para shows, estatísticas durante eventos esportivos etc.
    Claro que tudo isso é muito legal, e já sabemos que será um dos grandes atrativos da TV Digital, quando ela de fato for implantada no Brasil. Mas prestem atenção: 72% daqueles mesmos entrevistados gostariam de ter interatividade para participar de reality shows.
 
    Bem, já começo a achar que a interatividade não é tão boa assim…

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