iboc-hd_receiver.jpgJá poderia ter acontecido há uns dois anos, mas somente agora chega ao Brasil, pra valer, o rádio digital. Quem sai ne frente é a Rede Bandeirantes, hoje uma das maiores do País, que vem preparando a novidade há tempos. Na verdade, outras emissoras também já podem fazê-lo, mas muitas aguardam uma demorada (não se sabe por que) regulamentação da Anatel.

O sistema a ser adotado no Brasil é o mesmo dos EUA, chamado IBOC (In-Band On-Channel). Os especialistas já conhecem, mas o público vai ser apresentado ao HD Rádio em abril, durante a Digital Home Expo, em São Paulo. A Band vai montar no evento um mini-estúdio para demonstrar os novos recursos, que incluem som de melhor qualidade, nada de interferências (mesmo nas grandes cidades) e principalmente a possibilidade de multiprogramação, algo que certamente irá criar novas ferramentas para o mercado publicitário.

Até abril, é provável que já tenhamos no mercado receptores de rádio digital em quantidade (e preço) suficiente para atrair os consumidores. Já temos a TV Digital, vem aí o celular 3G, o rádio digital… de fato, 2008 está pintando como o grande ano da tecnologia no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *