Acabo de chegar a Denver, onde já começou a CEDIA Expo. Ainda não deu tempo de ir lá, mas já soube que o grande assunto são os media centers. Um grupo de sete empresas se reuniu para formar a MCIA (Media Center Integrator Alliance). E não são peixes pequenos: Microsoft, Intel, HP, AMD e Crestron lideram o movimento, que escolheu o palco mais adequado para se oficializar.
A idéia é divulgar ao máximo o conceito de media centers, tanto nas residências quanto nas empresas. A campanha quer chegar ao consumidor, mas antes disso – e principalmente – aos projetistas e instaladores, estimulando-os a adotar media centers em seus projetos. A MCIA quer até promover cursos e seminários, com certificação técnica, para facilitar a adoção.
E por que a CEDIA Expo é o palco adequado? Aqui em Denver devem estar até domingo cerca de 10 mil profissionais do ramo, vindos de vários países (claro, a maioria é de americanos). Eles visitam a exposição, com aproximadamente 300 estandes (incluindo quase todos os grandes fabricantes) e fazem cursos. Os que são filiados à CEDIA podem até, dependendo do curso, receber certificações. Já ouvi de vários deles que a automação residencial, incluindo media center, é a grande tendência, o chamado “pulo do gato” para seduzir de vez o usuário.
O treinamento que a CEDIA fez em São Paulo em abril já havia deixado isso claro. Nos workshops que temos organizado, o tema também é recorrente e atrai cada vez mais interesse, assim como nos cursos promovidos pela Aureside. Ou seja, quem quiser permanecer no mercado não pode perder essa oportunidade.
Para saber mais sobre a MCIA, este é o site oficial:www.mediacenterintegrator.org