Feira internacional tem mesmo disso: a maioria das coisas que você encontra te deixa pensando: “para quê serve”? Tem bugiganga para todos os gostos, entre os produtos de ponta que (estes, sim) realmente justificam vir até o outro lado do mundo.
Selecionei alguns que me chamaram mais atenção. Não quer dizer que sejam os melhores, nem os mais bonitos ou interessantes, apenas os que vi e consegui fotografar (ou que o serviço de imprensa da CEATEC fotografou). Nunca é demais lembrar: no hot site que fizemos para a CEATEC, tem muito mais, inclusive em vídeo. Mas dêem uma olhada nestes:
Um carrinho que roda apenas com a força magnética; não encosta no chão. Vejam a superfície metálica embaixo: é magnetizada. Pode chamar de “mini-trem-bala”.
Este já foi mostrado em vários sites, mas é curioso: o celular da moça é, também, a chave do carro. Basta acionar uma tecla para destravar, outra para ligar o motor e assim por diante. Só não vá esquecer seu celular no cinema ou no cabeleireiro…
Não se assustem: não é um míssil. É apenas o núcleo de um submarino, mostrado aqui pela NEC, que (eu não sabia) também fabrica essas coisas. Dizem eles que ali está todo o sistema de comunicação do submarino. Ou seja, se der pau, glub glub e tchau…
Japonês é apaixonado por robô (é só ver as caras dos visitantes). Encontrei robô de todo tipo aqui, até aquele que joga futebol, lembram? Pois é, estes dois andam de bicicleta e até fazem malabarismos. Um verdadeiro circo eletrônico!
A foto não é lá essas coisas, mas acho que dá para ver. Trata-se de um celular que já vem com projetor embutido (ou um projetor com celular, escolham). Projeta as imagens em qualquer parede, até 40 polegadas. A molecada vai se divertir.
Reservei para o final esta figura. O louco aí tem nome e profissão: Itchiro Kasai, gerente de pesquisas da Konica Minolta, que fabrica equipamentos fotográficos. O treco na cabeça dele foi descrito como um “comunicador de áudio e vídeo” que funciona em WiFi, isto é, sem fio. Você pode dispensar a televisão, o iPod, o telefone… E aí ser levado direto para um manicômio.
Não que as outras “bugigangas” não sejam interessantes, mas o celular que projeta as imagens foi muito bem pensado. Eu particularmente não gosto de celulares grandes, isso me dá problemas na hora de ver as fotos que tiro com ele, pois como conseqüência, o LCD é pequeno. Um projetor vem para resolver isso!
sou apaixonado por eletronica e adimiro todas essas bugigangas e sei como e complexo o projeto