Falando em demissões, acumulei em minha caixa de entrada diversas notícias, nas últimas duas semanas, sobre empresas do setor de tecnologia que estão fazendo cortes. E não são empresas de segunda linha. Atendem por nomes como Oracle, Motorola, Microsoft, Yahoo, AMD, General Electric e até a badalada Google. Nesta semana, veio a notícia da quebra da Nortel; e hoje a confirmação de que a rede de lojas Circuit City está sendo liquidada judicialmente…
Nem os mais chiques escapam: nesta quinta-feira, a dinamarquesa Bang & Olufsen confirmou a demissão de 220 funcionários, que se juntam a outros 165 afastados em outubro. A empresa afirma que precisa cortar ainda outros 135, para atingir seu objetivo de equilibrar o orçamento no próximo ano fiscal (neste, já era: o prejuízo foi de US$ 36 milhões).
Com seu histórico de 89 anos criando produtos inovadores para a classe AA, a B&O não entende como a situação chegou a esse ponto. Um ano atrás, os dinamarqueses comemoravam o maior lucro operacional de sua história! São as voltas que o mundo, movido pela crise, vem dando ultimamente.