Depois de apresentar (e lançar) no ano passado o monitor zero-watt (isso mesmo: consegue consumir zero de energia quando em stand-by), a japonesa Fujitsu e sua parceira alemã Siemens acenam agora com o computador zero-watt. A promessa é de mostrá-lo na CeBit, em março. Segundo o blog Pocket-Lint, a empresa pretende lançar comercialmente até o meio do ano.

No caso do monitor (foto), que ainda não vi funcionando, o princípio até que é simples: o brilho se ajusta automaticamente à luz ambiente, com isso poupando energia; depois de alguns minutos sem ser ativado, entra automaticamente em stand-by e, nesse período, não consome energia (desliga-se e religa-se sozinho). Já para um computador, o desafio é mais complicado: será que ele se recarrega sozinho após ficar algum tempo em stand-by?

Confesso que essas coisas me deixam curioso. Vamos aguardar.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *