Saiu a lista dos finalistas para o prêmio Mark of Excellence, concedido anualmente pela CEA (Consumer Electronics Association), que reúne mais de 2.000 fabricantes de equipamentos (e que organiza a CES, em Las Vegas). Vale a pena dar uma olhada (principalmente quem é profissional de projetos e instalação) para ver em que direção caminha o setor de sistemas residenciais, hoje – mais do que nunca – acoplado ao conceito de convergência digital.
As categorias do prêmio, que será entregue no dia 13 de março, durante a Electronic House Expo, em Orlando (EUA), são dez: Sistema de Controle, Tecnologia Verde, Interface Humana, Produto para Instalação, Controle de Iluminação, Produto de Segurança, Aplicativo de Software, Display, Aparelho de vídeo, Sistema de Caixas Acústicas, Subwoofer, Cabeamento Estruturado e Sistema sem Fio.
Notem a diferença. Cinco ou seis anos atrás, esse tipo de prêmio incluiria categorias como “melhor amplificador” ou “melhor caixa acústica high-end”. Hoje, pelo menos no mercado profissional de instalações, o que interessa mesmo, e que precisa ser valorizado, são as soluções que facilitem a vida do usuário. Um belo exemplo é a categoria “Melhor Interface Humana”, na qual concorrem – entre outras – as empresas AMX, com o painel touchscreen Modero de 10″; Crestron, com o Isys TPS-6X; Lutron, com o dimmer Vierti; e URC, com o controle touchscreen MX-6000, todos já com distribuição oficial no Brasil. São soluções customizadas, que o instalador pode adaptar de acordo com o projeto e que geralmente encantam o usuário.
É bom lembrar que o Mark of Excellence inclui ainda uma série de troféus para empresas de instalação e seus projetos (para saber mais sobre o prêmio, clique aqui).