A prefeitura de Santos, no litoral paulista, parece mais antenada com o futuro do que as outras. Está anunciando a destinação de R$ 15 milhões para construir uma “infovia” (há muito tempo não ouvia essa palavra) com 300 quilômetros de fibra óptica, e assim digitalizar toda a cidade.

Segundo o IDG Now, já foi construída a base, um backbone de 35km ligando o centro da cidade à orla, trajeto onde estão as principais unidades da administração municipal, hoje interligadas. Um segundo backbone, de 23km, ligará também a região dos morros, que naturalmente é mais complicada. A velocidade é de 1Gbps, mas segundo a prefeitura, quando os dois backbones estiverem integrados, poderá subir para até 10Gbps.

Além da economia nas contas telefônicas, que já está acontecendo, o projeto pretende implantar pra valer o conceito de “governo eletrônico”, tão falado mas pouco praticado no País. Não sei quem é o prefeito de Santos, nem a que partido pertence, mas o projeto mostra que a cidade está em boas mãos (se algum leitor tiver algo contra, por favor se manifeste aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *