O dado mais interessante do estudo divulgado pelo IBGE sobre a penetração da internet e do celular no Brasil não é o crescimento em si. Há muito já se sabe que o País é um dos principais mercados de tecnologia, e as vendas de computadores e de celulares comprovam. O que me chamou mais atenção foi este número: 32,8% das pessoas entrevistadas disseram que “não acham necessário” usar a internet. Aliás, mais de 104 milhões de brasileiros ainda estão fora desse mercado.

O que será que leva alguém a ter esse tipo de opinião? Só pode ser a ignorância, a desinformação que é reforçada a cada dia pelo acesso limitado às mídias disponíveis. Quem não tem interesse ou diz que não precisa do acesso à internet deve estar muito satisfeito com a vida que leva, certo? Ou então acomodado mesmo, tipo deitado em berço esplêndido.

Como já comentei várias vezes aqui, isso é ótimo para o governo e os políticos em geral, que vivem de explorar a ignorância. Cabe a nós, privilegiados que temos condição de usar a internet, fazer dela uma ferramenta de democratização da informação e de conscientização. Sem isso, o caminho fica aberto para ditadores (ou candidatos a), demagogos e corruptos de todos os níveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *