paulo-coelho-the-alchemist-bookConfesso que não sou fã do escritor Paulo Coelho. Mas fui – e continuo sendo – fã do compositor que, em parceria com o genial Raul Seixas, criou obras-primas como  “Metamorfose Ambulante”, “Al Capone”, “Como Vovó Já Dizia” e tantas outras músicas. E não posso deixar de reconhecer que o cara é um dos nomes mais importantes da literatura mundial, vide o sucesso de seus livros em dezenas de idiomas.

Pois agora Paulo Coelho divulga, através de seu blog, links para quem quiser fazer download de seus livros (e também de seus inúmeros discursos). E é de graça. Coelho sempre foi defensor do software livre e da derrubada de todas as barreiras à circulação de conteúdos online. Foi um dos poucos nomes famosos que condenou a censura à biografia de Roberto Carlos, escrita pelo jornalista Paulo Cesar Araújo e proibida pela Justiça a pedido do cantor. Condenou tanto que rompeu com a editora, quando esta aceitou a proibição deixando o autor sem lenço nem documento.

Agora, essa de colocar toda a sua obra para consumo grátis, só mesmo para alguém que, como ele, já vendeu tantos livros que nem precisa mais disso. Assim, fica fácil defender a pirataria… Em tempo: Coelho pede, singelamente, aos que baixarem seus livros na internet que distribuam cópias para escolas carentes e presídios. Vamos ver quantos farão isso, e quantos sairão por aí vendendo cópias “autorizadas” dos livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *