O colega Vinicius Barbosa Lima me mandou o link enquanto eu estava viajando. Saiu no UOL sob o título de “Síndrome do Delay“. É que muitos fãs de futebol descobriram agora, com a Copa do Mundo, que existe um atraso de sinal entre as transmissões de TV analógicas e digitais. Se alguém ainda não sabe por que isso acontece, recomendo a leitura.

Os que mais sentem o problema são os usuários de TV por satélite. O sinal que sai da emissora leva alguns segundos até a operadora, que precisa enviá-lo via satélite até a casa do assinante. Esse percurso todo pode levar até 15 segundos, ou seja, seu vizinho – se estiver assistindo à TV analógica – vai gritar “gol” bem antes de você. O título é perfeito: é uma verdadeira “síndrome” para torcedores fanáticos. Quem assiste em TV a cabo tem um atraso um pouco menor (cerca de 10 segundos), ainda assim uma eternidade para alguns que conheço. Há até aqueles que, sabendo do problema, preferem ver o jogo na TV sem som e ouvir a narração pelo rádio. Resolve um, mas cria outro problema: parece que você está vendo outro jogo. Vale para pessoas como um amigo meu que é deficiente visual e torcedor doente. Mas não para quem pode e gosta de ver as melhores imagens.

Se querem um conselho, esqueçam o tal delay. E torçam sem stress. Não há solução. Ou há? Segundo o blogueiro Ricardo Cavallini, do WebInsider, a solução seria todas as emissoras atrasarem o sinal analógico. Aí, seu vizinho nunca gritaria antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *