Não sei até que ponto se pode confiar em pesquisas desse tipo, mas considerando o estágio atual da economia brasileira, até que faz sentido. A consultoria Accenture divulgou na semana passada estudo internacional que aponta o consumidor brasileiro como aquele que mais consome aparelhos eletrônicos. Foram pesquisados oito países (EUA, Japão, Alemanha, França, Rússia, China e Índia, além do Brasil), em outubro e novembro de 2010, com um total de 8 mil entrevistas, analisando hábitos de compra em 15 categorias de produtos.

Os números impressionam. Mais de metade dos brasileiros consultados (55%) comprou um celular no ano passado, contra uma média de 32% nos outros países. E 40% pretendem este ano adquirir um TV de alta definição (25% nos demais), sendo que 20% pensam em TVs 3D (contra 12%). Proporcionalmente, os brasileiros são ainda os que mais possuem celular (89%), DVD player (79%), TV (69%) e até netbook (32%). E também superam os outros povos na compra de câmeras digitais (28% dos entrevistados), GPS (15%) e até videogames (12%).

Não é estranho que haja mais gente com DVD do que com televisor? Os números têm duas explicações lógicas. A primeira é que EUA, Japão, Alemanha e França vivem desde 2008 uma tremenda recessão. A segunda: o Brasil é o menor dos BRICs em termos populacionais; portanto, a proporção de pessoas que consomem será sempre maior aqui do que na China, Índia e Rússia. Mas, que é estranho, isso é.

Mais detalhes sobre a pesquisa, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *