Curiosamente, recebi as duas informações hoje, quase ao mesmo tempo. Minutos depois de ler, no MacWorld Brasil, que a Anatel havia homologado o Apple TV para o mercado brasileiro, o amigo Julio Cohen me enviou mensagem: o novo Kindle que ele comprou na Amazon já veio com o selo da Anatel, em português. Significa que os dois produtos podem ser comercializados no país, embora, até agora, não haja confirmação oficial dos fabricantes.

Já se sabia que a Amazon abriu escritório em São Paulo e está negociando com editoras brasileiras. Como não tem a menor intenção de fabricar aqui, o caminho mais lógico é criar uma loja virtual em português e começar a vender livros nacionais. Só que, como também não pretende montar aqui um centro de distribuição, sujeitando-se à nossa implacável falta de infraestrutura, irá mesmo vender livros digitais para os milhares de brasileiros que quiserem adotar seu leitor eletrônico Kindle.

Já o caso da Apple é mais complicado. Para vender o Apple TV no Brasil, a empresa vai precisar de acordos com os principais fornecedores de conteúdo em português – a começar da Globo, provavelmente via Globosat. Sugiro aguardar mais um pouco.

A propósito, no site da Anatel é possível baixar os dados da certificação concedida à Apple Computer Brasil Ltda, por sinal numa xerox de péssima qualidade. Em meio às especificações técnicas, o Apple TV é definido como “transceptor de radiação restrita – modulação digital”. Você compraria um aparelho com esse nome?

2 thoughts on “Apple TV e Kindle no Brasil

  1. “Para vender o Apple TV no Brasil, a empresa vai precisar de acordos com os principais fornecedores de conteúdo em português”.

    Não concordo muito com isso não… acredito que eles teriam um grande público vendendo para as pessoas que (como eu) começam a ficar incomodadas com os programas porcamente dublados e absoluta falta de legendas em PTBR (mesmo quando o áudio original está disponível). Não sentira a menor falta da Globosat. O problema é que eles não tem legendas nem nos EUA, apenas Closed Caption para os deficientes auditivos. Pelo que andei lendo, mesmo em portugal o conteúdo só tem CC em inglês.

  2. Olá Fernando, obrigado pela mensagem. Só um detalhe que esqueci de mencionar: pela lei brasileira, qualquer filme distribuído no Brasil precisa ter legendas ou dublagem em português. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *