Não é novidade que os fabricantes de TVs, tanto aqui como nos principais mercados mundiais, estão na busca de mais e mais conteúdos para rechear seus Smart TVs – o nome está praticamente consolidado, referindo-se aos televisores que acessam a internet (sem computador) e trazem facilidades para integração a redes domésticas. De repente, parece que se tornou mais decisivo – para convencer o consumidor – oferecer variedade de conteúdo do que boa qualidade de imagem. Claro, não é isso. As boas marcas hoje se equiparam em termos de desempenho, e enquanto não surgir a nova geração de displays, que irá substituir os atuais Full-HD, não há muito o que evoluir nesse aspecto.

Já a oferta de aplicativos (os chamados apps) não para de crescer. Na redação da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, fizemos um levantamento semanas atrás, em que constatamos a existência de 30 modelos Smart nas lojas brasileiras, além de 9 players Blu-ray e 13 conjuntos integrados de home theater que também oferecem conexão à internet. Ou seja, se você não quer investir num desses TVs, ou simplesmente se não pensa trocar seu TV agora, pode optar por um Blu-ray, por exemplo, com o mesmo recurso. A variedade de conteúdos não é a mesma dos TVs, mas já é um começo.

Esse é um segmento que só tende a se ampliar, porque trata basicamente de software. Existem milhares de desenvolvedores loucos para terem seus conteúdos vinculados a uma marca importante e, portanto, a união aí é quase natural. Na verdade, todo mundo segue (mais uma vez) a ideia original de Steve Jobs, que conseguiu criar uma legião de desenvolvedores de apps para seus produtos e, de quebra, acabou ganhando milhares de garotos-propaganda da Apple, que aliás não cobram nada por isso.

Bem, se você é desenvolvedor ou se interessa pelo tema, não pode perder o evento que acontecerá hoje, em São Paulo, por iniciativa da LG. O II Fórum de TV Digital visa justamente explicar como funciona essa nova mídia – os aplicativos para TVs. Será das 9 às 13hs, no Espaço Praça São Lourenço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *