Assisti com prazer esta semana a uma entrevista do grande Boni, um dos criadores da televisão brasileira, ao repórter Geneton Moraes Neto, da Globo News (quem não viu, procure ver a reprise, domingo, às 17hs). Geneton, por sinal, deve ser o jornalista brasileiro com o mais vasto currículo de entrevistas exclusivas e marcantes. Seu blog, embora desatualizado, lista algumas das personalidades que já o encararam: Woody Allen, Roberto Carlos, o poeta João Cabral de Mello Neto, Chico Buarque, o general Newton Cruz (figura tosca da ditadura militar), Oscar Niemeyer, o escritor português José Saramago, o jornalista americano Carl Bernstein (do célebre Caso Watergate), os jornalistas Paulo Francis e Ivan Lessa, o jornalista e escritor Nelson Rodrigues e por aí vai.

Bem, entre outras coisas, Boni analisa na entrevista (foto) os atuais caminhos da televisão e das mídias, prevendo que a integração entre elas fará surgir um novo tipo de veículo de comunicação. Não usou este nome, mas acho que se referia ao que está sendo chamado de “Social TV” (em português, simplesmente “TV Social”). Seria o resultado da proliferação dos aplicativos pelas telas de TV e da popularização do hábito de ver conteúdos de vídeo (inclusive programas feitos para televisão) em dispositivos portáteis, como tablets e smartphones. A facilidade de baixar esses apps diretamente no televisor e navegar pela tela grande, como se faz hoje na tela do computador, irá mudar radicalmente o comportamento do telespectador.

É o que dizem vários estudiosos, e o que se comprova a cada dia pelas estatísticas. Segundo o site especializado americano Media Post, 50% dos jovens entre 18 e 24 anos, nos EUA, já tem o hábito de assistir televisão enquanto trocam mensagens nas redes sociais, comentando o que estão vendo. E até 2015 cerca de 65% de toda a população do país estará usando um tablet ou um smartphone. Um dos especialistas ouvidos pelo site é Colin Donald, da empresa de pesquisas Futurescape, que recentemente divulgou um white paper intitulado “O Fator TV Social – O Impacto da TV Social no Negócio da Televisão”. Segundo ele, com o sucesso dos TVs conectados à internet, o telespectador começará a zapear entre as emissoras tradicionais e a internet quase sem perceber.

Em outras palavras, ambas – televisão e internet – vão mudar, enquanto interagem e exercem influências uma sobre a outra. Mais ou menos como Boni quis demonstrar.

6 thoughts on “Social TV, a nova onda

  1. O Boni não é aquele cara que fez o Jô Soares ficar em maus lençóis pelo fato de ser ameaçado por Boni de perder o nome de seu programa “Viva o Gordo”; de ameaçar qualquer um que saísse da Globo a conseguir emprego em outras emissoras e a fazer tais ameaças respaldado em seu fantástico poder advindo desta emissora de TV líder nacional que nada mais é do que uma concessão pública?

  2. TEM GENTE QUE AINDA PERDE TEMPO FALANDO MAL DO MAIOR GÊNIO DA TELEVISÃO BRASILEIRA. É UMA PENA POR QUE O ASSUNTO ABORDADO É UMA FORMA NOVA DE SE VÊ TV. MUITO BOA A ENTREVISTA DO BONE COM O GENETON, DEMONSTRANDO CLAREZA E MUITO ESPERTEZA PARA O FUTURO DA TV.

  3. Bom, tinha gente que achava o Hitler um gênio, aliás, ele foi eleito por esmagadora maioria (mais de 90%) por duas vezes.
    Como diriam, o Brasil é um país sui generis: o cafetão tem ciúmes da prostituta, o traficante se vicia, e tem mais uma que não me recordo agora. . . lembrei: tem gente que se “informa” lendo a VEJA.
    “Viva” a democracia!
    “Viva” os gênios.

  4. Ahhh, Orlando, achei que você iria censurar minha opinião sobre o Boni. Fico feliz e honrado com seu senso de justiça e comprometimento com a opinião alheia, mesmo que, talvez, diferente da sua.
    Há muito leio suas opiniões e gratamente lhe digo que aprendi muito com elas.
    Bom trabalho.

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