Talvez ainda seja cedo para afirmar, mas uma das tecnologias com mais chance de vingar nos próximos anos é a chamada eye-tracking. Na Ceatec, feira de tecnologia que aconteceu no Japão há duas semanas, a Fujitsu surpreendeu grande parte dos especialistas ao demonstrar seus avanços nessa área. Já é possível comandar uma tela apenas com os olhos, sem ter que usar as mãos!!!

O segredo está em câmeras e diodos microscópicos instalados no display. As câmeras são parecidas com as que hoje equipam alguns notebooks e permitem videochamadas, como no Skype. Só que são de alta sensibilidade e possuem sensores capazes de ler os movimentos da pupila. Com isso, o usuário consegue mover o cursor simplesmente olhando para determinado ponto da tela. Um processador acoplado à câmera capta essa informação e aciona os comandos do computador, tudo isso em milésimos de segundo.

Este vídeo mostra como funciona.

Digo que o eye-tracking tem boas perspectivas porque há uma boa quantidade de empresas investindo nessa tecnologia. Uma delas até mostra o que está fazendo, neste site, inclusive com um vídeo sobre as vantagens no trabalho, na educação e em outras áreas. É bom ficar de olho. Literalmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *