japan displayComentamos aqui, na época da CES (janeiro), sobre o tablet 4K da Panasonic – foi um dos melhores produtos do evento. Com um pequeno detalhe: o Toughpad não é um tablet, como confirmam suas 18,7 polegadas. Seria mais um “monitor portátil”, pesando 2,4kg, e ao preço de US$ 5,500 no mercado americano certamente terá poucos compradores.

Mas agora existe, sim, um tablet 4K (foto): com tela de 10,1 polegadas, está próximo do iPad e seus concorrentes. Bem, existe em termos, apenas acaba de ser apresentado em Tóquio pela JDI (Japan Display Inc), um dos maiores fabricantes da Ásia, embora virtualmente desconhecido fora do país. A empresa já havia lançado no ano passado um modelo de 12,1″, que foi muito criticado devido a um problema que a maioria dos usuários deixa em segundo plano quando vai comprar um tablet (e também um smartphone): a capacidade da bateria. Imagens 4K são lindas, mas consomem um caminhão de energia; além disso, o esforço requerido dos processadores provoca superaquecimento, o que exige ainda mais energia para dissipar o calor.

Bem, agora a JDI diz que resolveu o problema adotando processadores LTPS (low-temperature poly silicon), mas não especifica a autonomia da bateria. Sabe-se apenas que foi aprimorada a densidade de pixels (chamada ppi = pixels por polegada), de 365 no modelo anterior para 438 neste. Também não foi informado ainda o preço do aparelho e quando estará à venda, mas antes que alguém se apresse é bom lembrar que – pelo menos na teoria – a resolução 4K foi pensada para telas grandes, com uma boa distância de visualização. Usar um tablet a cerca de 10/15cm dos olhos, com tamanha quantidade de pixels, chega a ser bizarro.

Enfim, há gosto (e olhos) para tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *