Falando em inovações, a revista Forbes, especializada em negócios, traçou um interessante painel de tendências sobre o mercado de dispositivos inteligentes, cobrindo aparelhos de uso dentro e fora de casa. A publicação mantém um “conselho tecnológico”, formado por representantes de empresas do setor, como Philips, Oracle, Cisco e outras (detalhes aqui). Foram esses especialistas que identificaram segmentos aos quais vale a pena prestar atenção. Acompanhem:

1.Saúde – Os avanços em inteligência artificial produzirão grandes benefícios nesse campo. Dados sobre a saúde das pessoas serão armazenados em nuvem e poderão ser acessados e analisados a qualquer momento, até via smartphone. Mas não só isso. Sua casa toda será conectada às chamadas “redes neurais”, tornando esses procedimentos intuitivos. Exemplo: os resultados daqueles exames que você fez no ano passado estarão acessíveis instantaneamente, caso você precise de atendimento.

2.Comandos por voz – Esse recurso será cada vez mais usado numa série de atividades domésticas, como acessar conteúdos de TV, ligar/desligar o ar condicionado, acender/apagar luzes, abrir/fechar cortinas. Não será uma mudança radical, da noite para o dia, mas algo que as pessoas irão incorporando naturalmente ao seu dia-a-dia.

3.Reparo de aparelhos – Assim como nos carros, os especialistas prevêem sistemas de monitoramento automático dos itens usados em casa. Possíveis problemas com a rede elétrica, por exemplo, serão antecipados e alertas emitidos para o dono da casa.  

4.Geração de energia – Há hoje uma perda de 10% a 15% de energia no simples transporte até nossas casas. A previsão é de que a eletricidade possa ser produzida por pequenos geradores domésticos, com realimentação automática.

5.GPS – Não é só nos veículos. Recursos de localização serão instalados dentro de casa para racionalizar o uso dos aparelhos. Se não há ninguém presente, o sistema se encarrega de apagar todas as luzes e desligar os itens que não precisam ser usados; quando você está voltando pra casa, o sistema localiza onde você está e começa a religar tudo aos poucos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *