Quatro anos atrás, alguns privilegiados puderam ver os 7×1 em 4K. Não foi das melhores experiências, claro, mas deu pra sentir o gostinho de um jogo de futebol – e, claro, não era um jogo qualquer, mas uma semifinal de Copa do Mundo – com detalhes que nunca se percebe numa transmissão convencional (em HD). Em 2014, a operadora NET distribuiu a alguns de seus assinantes o decoder compatível com sinal Ultra HD. O tempo passou e o aparelho revelou-se inútil, já que o SporTV, detentor dos direitos junto à Fifa, não criou uma programação regular em 4K.

Agora, tudo será diferente, promete a NET/Claro. A partir desta quinta-feira, poderemos assistir à maioria dos jogos da Copa em 4K, e até com áudio Dolby Atmos. E, depois do evento, além das reprises e melhores momentos da Copa, o serviço Now passará a contar com novos conteúdos em 4K, ainda não definidos. Ou seja, o assinante teria então um cardápio mais convidativo de atrações para explorar os recursos de seu novo TV.

Como comentamos na época aqui, e reforçamos neste artigo recente, Copa do Mundo é sempre um palco para grandes inovações tecnológicas. A própria Fifa investe alto para transformar o evento não apenas em chamariz para patrocinadores, mas também em subprodutos que são vendidos na sequência. O vídeo oficial da Copa 2014 vendeu, segundo dados extraoficiais, mais de 5 milhões de cópias (em DVD). Não é à toa que a Fifa protege ferozmente, até com ameaças judiciais, as imagens e os símbolos de seu maior evento.

No Brasil, além da TV aberta (Globo), a Copa 2018 terá transmissão ao vivo nos canais SporTV e Fox Sports. A Globo controla também a exibição pela internet, e a NET/Claro, tradicional parceira da emissora, aproveita para oferecer uma série de serviços agregados:

*Os jogos ao vivo em 4K estarão disponíveis no canal 704 do SporTV, para assinantes dos pacotes top que moram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Florianópolis, Ribeirão Preto e Santos.

*Os demais assinantes poderão utilizar o serviço ReplayTV, que permite voltar até uma semana na grade de programação para rever conteúdos já exibidos (no caso, jogos em resolução HD).

*Pelo app do Now, assinantes das duas bandeiras poderão ver os conteúdos da Copa (HD) em dispositivos móveis, via streaming; para ver no computador, deve-se acessar www.nowonline.com.br

*Assinantes dos planos pós-pagos “ilimitados” da Claro terão acesso aos jogos sem descontar das respectivas franquias de dados.

*A operadora promete também velocidades de acesso mais altas do que na última Copa, agora que as conexões 4G estão mais disseminadas (75% dos assinantes Claro); para quem possui um plano 4,5G, a operadora promete 10 vezes mais velocidade nas principais cidades do país.

A partir desta quinta, vamos ver na prática como tudo isso funciona. E relataremos aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *