Depois de lançar em 2017 seu serviço de games por assinatura (Xbox Game Pass), a Microsoft prepara novo salto nesse que é um dos segmentos mais lucrativos da atualidade: o de jogos online. A empresa está procurando os principais fabricantes para propor a inclusão de sua plataforma nas smart TVs, sem necessidade de usar o console. Ou seja, abre mão das receitas com a venda de aparelhos para garantir expansão da sua base mundial de usuários.

No início do mês, a MS divulgou o plano a seus desenvolvedores, enfatizando que a prioridade agora é atrair assinantes. O Game Pass – que só deve chegar ao Brasil no final do ano – é considerado já um sucesso: o consumo de jogos aumentou 50% em comparação com o formato sem assinatura.

Mas os planos vão além. Há negociações com operadoras de vários países para oferecerem acesso aos jogos via assinatura. E ainda a ideia de “embarcar” o Xbox em dispositivos de streaming como Roku e até em navegadores como Chrome, Safari e Edge. Com um console custando R$ 5.000 (preço atual do modelo Series X, top de linha) e um jogo em mídia física na casa dos R$ 350, parece que a Microsoft se rendeu definitivamente ao “modo assinatura”: os fãs poderão ter acesso aos mesmos conteúdos pagando um pouquinho por mês.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

2 thoughts on “Microsoft quer Xbox dentro das TVs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *