Com atraso de quase uma década, está chegando ao mercado brasileiro a Sonos, uma das marcas mais inovadoras dos últimos anos. O anúncio foi feito há duas semanas pela distribuidora AV Group, que aposta numa virada do mercado: saem os sistemas baseados em receivers e caixas acústicas cabeadas, substituídos por soluções sem fio para a casa toda. Difícil saber se o timing está correto – será preciso acompanhar a reação dos integradores. Mas não há dúvida de que o Brasil estava atrasado em oferecer essa opção aos usuários.

A Sonos é (foi) uma dessas startups que parecem surgir antes que o mercado esteja preparado para recebê-las. Surgiu em 2002 na Califórnia propondo um novo conceito de integração em áudio: caixas acústicas compactas (ativas) que se comunicam por Wi-Fi, ou seja, podem ser acionadas por qualquer dispositivo ligado à rede da residência. Nada de protocolos nem aplicativos específicos. Pode-se comprar de início apenas uma caixa e com o tempo ir adicionando outras pelos vários ambientes, conforme a conveniência.

No começo, muitos não apostavam no seu êxito, basicamente por dois motivos: as redes Wi-Fi ainda não eram tão confiáveis e os mercados em geral estavam condicionados à ideia de sistemas centralizados num receiver (ou processador). Também não se acreditava que a qualidade sonora daquelas caixinhas evoluísse tão rapidamente. Mas foi exatamente isso que aconteceu, transformando a Sonos numa gigante emergente do áudio.

Hoje, a empresa tem 1.450 funcionários e está presente no mundo inteiro produzindo (claro, usando fornecedores chineses) mais de 50 itens, incluindo caixas acústicas torre, e sem fio, vejam só. Como se sabe, a marca está à venda informalmente no Brasil já há algum tempo, via internet, e seus preços não são baixos. Agora, a AV Group promete distribuição nacional regular e orientação aos integradores sobre a melhor maneira de vender e instalar essa solução.

2 thoughts on “Brasil entra na rota da Sonos

  1. Entrei para o mercado de auotamação no Brasil em 2009, e realmente sempre fomos orientados a utilizar a velha solução com receivers e similares, em 2017 me mudei para os Estados Unidos e fui surpreendido quando tive o primeiro contato com o sistema SONOS, resumindo eu me desfiz de todas as minhas parafernálias de receivers e caixas cabeadas e hoje vendo, indico e utilizo o sistema SONOS na minha casa o produto se resume em: ” Flexibilidade, Qualidade e versatilidade “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *