Você compraria um produto de marca desconhecida, num site que fornece pouquíssimas informações técnicas e sequer menciona o nome do fabricante?Eu, não. Mas é exatamente isso que milhares de pessoas estão fazendo neste momento, na ânsia de aproveitar as ofertas da Black Friday. As notícias são de que as vendas no segmento de eletrônicos ficaram abaixo do esperado, mas o número de reclamações, ao contrário, é o maior desde que surgiu o evento.

O fato de as empresas mais reclamadas serem exatamente as gigantes do e-commerce (Americanas, Magalu, Amazon…) não significa muito; é normal, justamente por serem as maiores e atenderem mais clientes do que as demais. O que causa espanto é que, apesar de todas as advertências e até medidas judiciais, alguns grandes sites continuam vendendo produtos suspeitos – e as pessoas continuam comprando.

Vejam este exemplo: um receptor de streaming identificado apenas por “Smart Box”, com a promessa – já desgastada – de “transformar qualquer TV em smart”. Marca: 5G, já ouviu falar? Mesmo que a empresa exista, o que não é certeza, o fato de usar essa sigla como “marca” já deveria chamar a  atenção (no sentido negativo) de possíveis interessados. Afinal, 5G é a identificação de um padrão de comunicação que, por óbvio, não pode ser usada para um produto específico. Seria, por exemplo, como vender uma TV com a “marca” 4K!!!

Na descrição do produto, que nada tem a ver com conexão 5G, o possível comprador encontra somente erros de português e frases sem sentido, como “Tv box é um aparelho que permite a qualquer tv o acesso a funções mais interativas, tais como, acesso a aplicativos e internet”. Errado: “TV Box” alude às caixinhas piratas que permitem invadir redes de operadoras para roubar o sinal dos canais pagos; algumas trazem instruções até para invadir o Netflix…

Nenhuma palavra sobre quem é o fabricante. Uma pergunta a respeito enviada ao site na 5a 25 não teve resposta até agora. Aliás, pelas perguntas publicadas no chat, os consumidores não ligam para esse “mero detalhe”. Sobre garantia, a obs: “Garantia do Vendedor Garantia de fábrica: 3 meses”.

Ou seja, é pegar, pagar e depois… o problema é todo seu!

2 thoughts on “Nuvens negras na Black Friday

  1. Ola, Adorei seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para divulgar e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Bom dia pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *