A notícia de que o 5G chega esta semana à capital paulista, publicada pelo Estadão de hoje, deve animar boa parte da indústria eletrônica. Acredita-se que a novidade dará um impulso inédito ao mercado, num momento de retração econômica e queda nas vendas. Diz o jornal que as três maiores operadoras – Claro, Tim e Vivo – pediram à Anatel autorização para instalar 892 antenas, quase o dobro do que era esperado (vejam o mapa abaixo).

Só esse número demonstra o apetite do mercado, embora se saiba que, pelo menos nesta fase inicial, o 5G será privilégio de poucos. Notem que a distribuição de antenas está concentrada na região central da cidade, entre o centro histórico e a Avenida Paulista; Itaim Bibi (Faria Lima) recebe uma quantidade menor e há bairros com grande população – Santo Amaro, Lapa, Moóca, Ipiranga, Morumbi – que vão ter que esperar mais um pouco.

As teles devem ter seus estudos para definir onde colocar as antenas, mas fato é que, pelo leilão realizado no ano passado, cada uma delas é obrigada a instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. A regra só não especifica qual deve ser o poder aquisitivo deles…

Outro cálculo interessante do jornal é que já existem na cidade 4.592 antenas de 4G, ou seja, 5G começa cobrindo aproximadamente 20% da área. Segundo Moisés Moreira, conselheiro que comanda o grupo técnico responsável pela limpeza de frequências na Anatel, a distância ideal de cobertura é de 300 metros entre uma antena e outra.

Em Brasilia, primeira cidade a receber o 5G, foram notificados queda de sinal e interferências com as transmissões de TV digital (vejam aqui). É normal nesses casos, considerando que a migração das emissoras para a Banda Ku não acontece de forma linear. Vamos ver como será o desempenho na maior – e mais congestionada, tanto no trânsito quanto nos sinais de internet e telefone – do país.

Este artigo ajuda a entender o impacto – e as dificuldades – da implantação do 5G no Brasil:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/o-que-e-o-5g-e-por-que-precisamos-ser-mais-objetivos-sobre-sua-chegada.shtml?utm_source=pocket_mylist

 

1 thought on “5G: agora começa pra valer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *