Impossível não notar, mesmo em meio aos cintilantes arranha-céus de Las Vegas: a nova atração da “cidade do pecado” é esta esfera, iluminada por imagens de projeção mapeada. Está bem no meio da Strip, a Las Vegas Boulevard, trecho de pouco mais de 1km que atrai cerca de 30 milhões de turistas por ano.

A MSG Sphere é um projeto da Madison Square Garden Co. (sim, a mesma do grande centro esportivo de Nova York, que se transformou numa megacorporação do setor de eventos) e da Sands Corp, dona de vários hotéis nos EUA, entre eles o Venetian, talvez o mais badalado de Las Vegas. A “esfera” fica ali no quintal do hotel e, como tem quase a altura do prédio, pode-se vê-la bem a distância.

Os números são de arrepiar. O projeto, iniciado em 2018 e que atrasou por causa da pandemia, custou US$ 2,3 bilhões e foi inaugurado agora com capacidade para 17.500 pessoas, que ali poderão assistir a shows, desfiles, concertos, lutas de boxe, MMA e o que mais der na telha dos responsáveis. A estreia oficial aconteceu na 3a feira, 4 de julho, nas comemorações do Dia da Independência (vejam o vídeo).

Segundo a MSG Studios, produtora responsável pelo projeto, a parte externa da esfera tem nada menos do que 600 mil leds controlados por software, o que permite projetar ali virtualmente qualquer tipo de imagem. São 110m de altura por 154m de diâmetro! Mas o melhor está dentro, como mostra este outro vídeo: uma tela curva de 15.000m2, agora a maior do mundo em LED, com resolução 16K (15.360×8.640 pixels).

E, claro, o som para preencher um espaço desses tinha que ser das mesmas proporções. Foram instalados 165 mil alto-falantes na área interna da esfera. Pode-se imaginar o desafio que é produzir som claro e inteligível dentro de uma bolha de aço, ainda mais quando revestida por uma gigantesca tela de material sintético, certamente com altos índices de reflexão sonora.

Enfim, como tudo em Las Vegas tem dimensões exorbitantes, só mesmo alta tecnologia para dar conta de transformar mais esse sonho em realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *