Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, e Marcio Herman, gerente de Relações Governamentais da Samsung, foram eleitos na última segunda feira presidente e vice do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). A assembleia geral também escolheu os novos conselheiros e suplentes, representando os vários segmentos da indústria: emissoras, produtoras, afiliadas, fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de software, universidades e instituições de ensino e pesquisa.

A nova diretoria será responsável pela conclusão do processo, iniciado em 2020, de implantação da TV 3.0 no Brasil. Como explicamos aqui há cerca de um ano, desta vez – ao contrário do que ocorreu na introdução da TV Digital, em 2006 – tudo foi detalhadamente planejado. Os comitês técnicos encarregados dos estudos estão agora entrando na 4a fase, que provavelmente será a última antes de ser levada ao Ministério das Comunicações e à Anatel a proposta do Fórum para dar início ao novo sistema.

“É papel do Fórum conduzir as discussões e tomar as decisões em relação à evolução da TV aberta aqui no Brasil, sempre trabalhando em perfeita colaboração com o Ministério das Comunicações, com a Anatel e com todos os setores aqui representados”, diz o novo presidente. Se tudo correr dentro do planejado, até o final do ano o governo terá em mãos todos os dados para tomar a decisão. E, quem sabe, começaremos em 2024 a experimentar na prática a TV 3.0.

6 thoughts on “Fórum SBTVD: reta final da TV 3.0

  1. Bom dia Sr. Barrozo, será que vai ter conversor da tv 2.0 para a tv 3.0? Igual teve da analógica para digital.

  2. Não há como saber, meu caro. Eles ainda estão definindo detalhes técnicos, essa parte – como será a transição – será discutida depois. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *