
Os visitantes da IFA, realizada na Alemanha no início do mês, puderam ver de perto as primeiras TVs equipadas com a nova versão do Dolby Atmos, chamada Flex Connect. E viram também como funciona o assistente de IA Generativa Gemini, da Google, aplicado às TVs. Nos dois casos, a primazia é da TCL, que fechou acordo de exclusividade com as duas empresas – Dolby e Google.
O Gemini foi atração também na CES, em janeiro (vejam aqui). Mais recentemente, a Google anunciou o Gemini for Home, assistente de voz pensado para a tela de TV e que já incorpora os algoritmos para “conversar” de modo mais natural com os usuários (aqui, explicamos os detalhes).
Já o Flex Connect é um software desenvolvido a partir do Atmos para permitir maior flexibilidade de posicionamento das caixas acústicas no ambiente. Assistimos às primeiras demonstrações na CES 2024 (confiram) e ficamos impressionados. Um ano e meio depois, a novidade chega ao mercado, como se viu na IFA.
Caixas podem ficar em qualquer lugar da sala
São três modelos de TV TCL (QM6K, 7K e 8K) que trazem Flex Connect e que já estão à venda na Europa e EUA (aqui, mais detalhes) – ainda não temos informação sobre um possível lançamento no Brasil. Estão saindo também a caixa acústica TCL Z100 (foto abaixo) e o subwoofer Z100-SW, compatíveis com esse software e, portanto, recomendados para uso com as novas TVs.

Na teoria, Flex Connect permite que o usuário coloque suas caixas em qualquer lugar da sala: o processador da TV identifica onde elas estão e calibra o som para atingir o melhor envolvimento. Tudo isso sem fio! Isso mesmo: a comunicação entre TV e caixas é wireless, o que significa maior praticidade na instalação e configuração do sistema.
Mas aí começam as dúvidas. Por enquanto, só pode usufruir do Flex Connect quem comprar uma dessas TVs TCL e caixas modelo Z100. As duas empresas não explicaram o tempo de duração do acordo, ou seja, não se sabe quando (e se) outros fabricantes poderão adotar o software. Há rumores de que a Hisense também fechou acordo com a Dolby, mas ainda não confirmados.
Sites especializados que já testaram produtos Flex Connect levantaram essas e outras questões. Os sons aéreos, por exemplo, parecem não ter impressionado muito, o que seria uma limitação importante. Questiona-se também a dificuldade de preencher grandes espaços com caixas sem fio, mas esse é um problema também em soundbars.
Enfim, teremos de esperar um pouco para saber se Flex Connect é mesmo uma tecnologia revolucionária como pareceu a princípio.
