Cerca de 150 trabalhadores da Foxconn, montadora de produtos de sucesso como o iPad da Apple e o Xbox 360 da Microsoft, ameaçaram se atirar juntos do alto do predio onde trabalham, na cidade de Wuhan, sudoeste da China, nesta quinta-feira. Eles protestavam contra as más condições de trabalho e a ameaça da empresa de transferir a produção para outra cidade. A ameaça de suicidio coletivo, divulgada com detalhes pela agência Bloomberg, é apenas mais uma na serie de incidentes envolvendo a Foxconn nos últimos anos, e sempre pelo mesmo motivo: os trabalhadores chineses estão cansados da exploração, submetidos a rígidos turnos de trabalho (muitos até dormem em alojamentos precarios, dentro da propria fábrica).

Bem, eu tinha prometido não tocar mais no assunto Foxconn até que se confirmasse a informação, tantas vezes adiada, da instalação de uma montadora do iPad no Brasil. Mas a noticia de hoje me deixou chocado. É essa a empresa com quem o governo brasileiro negocia, na ilusão de ter no país uma “montadora de primeiro mundo”. Se isso é primeiro mundo, melhor então continuar no segundo, ou no terceiro, quem sabe…

Falar nisso, por onde anda o ministro Mercadante, que varias vezes prometeu que em 2011 o Brasil estaria montando iPhones e iPads? Parece que ele agora vai para o Ministerio da Educação… Pior para estudantes e educadores. Já imaginou se prometer uma “escola de primeiro mundo”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *