Repetindo uma experiência iniciada no ano passado, a Net irá transmitir os desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro em HD 3D, em parceria com a TV Globo. Agora mais familiarizadas com a tecnologia, as duas empresas montaram uma grande estrutura para gerar o sinal direto da Marquês de Sapucaí, ao vivo, de modo que assinantes da operadora em qualquer ponto do país possam assistir em seus TVs 3D. O sinal estará disponível nos canais HD da Net.

Como já se viu na Copa do Mundo (e veremos novamente este ano, nos Jogos Olímpicos de Londres), transmitir ao vivo em 3D é algo completamente diferente de uma transmissão convencional. Tanto o posicionamento e a movimentação das câmeras, quanto a seleção das imagens que vão ao ar, obedecem a uma dinâmica bem mais complexa. Nem sempre o ângulo que parece melhor numa captação 2D é o mais adequado em 3D, ainda mais num evento com variações constantes de luzes e movimentos como é o Carnaval. Na Globo, os técnicos vêm sendo treinados há cerca de dois anos para se adaptar à mudança. A emissora, inclusive, já começa a fazer experiências com captação de imagens em 4K, o que certamente será mais complexo ainda.

Segundo a Globo, neste Carnaval serão usadas 40 câmeras HD e 6 câmeras 3D (de modelos diferentes); estas terão prioridade na edição de imagens, mas o material captado em 2D será convertido para 3D – vai ser interessante para o telespectador tentar identificar os dois tipos de sinal durante a transmissão. José Dias, diretor de Novas Mídias da emissora, diz que a estrutura para geração das imagens em 3D é totalmente separada da convencional. “Este ano, o telespectador terá uma experiência inédita”, diz Dias. “A transmissão terá equipamentos utilizados na produção de cinema 3D em Hollywood, além de uma câmera super-slow-motion 3D, capaz de criar imagens de até 800 quadros por segundo”.

Marcio Carvalho, diretor da Net Serviços, acrescenta que a ideia é oferecer ao assinante uma experiência diferente daquela a que está acostumado. “Os consumidores estão demandando cada vez mais qualidade de imagem e novas experiências nas telas de TV”. Para a cobertura do Carnaval, a Net também fez parceria com a LG, que irá receber clipes dos desfiles para exibir no aplicativo 3D Zone de seus televisores, que utilizam óculos passivos. Quem tiver um TV Sony, Samsung ou Panasonic, com óculos ativos, não deve esquecer de carregar antes a bateria do óculos, se quiser ver mesmo os desfiles ao vivo.

1 thought on “Carnaval em HD 3D

  1. Não gosto de Carnaval, mesmo assim, reservei um tempinho para pelo menos conhecer a transmissão ao vivo em 3D oferecida pela Net. Achei decepcionante. Em vários momentos a qualidade da imagem em 3D “rivalizava” com alguns vídeos 3D SBS (side-by_side) que se encontra no Youtube. Espero que a Globo aprenda algo até o próximo evento em 3D (Copa? Olimpíadas?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *