dolby-atmosDolby Atmos é um dos principais assuntos do momento entre fabricantes e integradores de sistemas de áudio e vídeo. Já comentamos algumas vezes neste blog. É um novo processamento da Dolby que utiliza mais canais de áudio (na teoria, até 64!!!) para preencher a área superior da sala, acima das cabeças dos ouvintes, que com isso têm maior sensação de envolvimento sonoro (mais detalhes aqui). Alguns fabricantes já estão lançando, inclusive no Brasil, receivers dotados desse codec, ou preparados para a atualização de firmware, via internet (entre eles Onkyo, Integra e Yamaha). O problema é que ainda não foram lançados filmes com essa codificação, o que está previsto para este fim de ano.

Mas, espere, não foram lançados mesmo? Não é o que diz o site americano Big Picture Big Sound, cuja equipe se dedica a investigar os bastidores da indústria de áudio e vídeo. Segundo eles, qualquer player Blu-ray pode proporcionar o “efeito Atmos”, embora nem a Dolby nem os respectivos fabricantes tenham se pronunciado a respeito. Teoricamente, são necessários quatro elementos para isso:

*Um receiver ou processador surround com processador Atmos;

*Um disco pré-gravado com esse codec.

*Um player Blu-ray capaz de decodificar o sinal no disco;

*Pelo menos uma caixa acústica adicional, posicionada no teto;

Acontece que o tal código é registrado no disco sobre as trilhas Dolby Digital Plus e Dolby TrueHD, numa camada de dados que é “invisível” para esses dois decoders. Mas, se o player consegue identificar esse processamento, não há por que não ler o sinal Atmos. Para perceber o efeito, o usuário precisa apenas ajustar o modo de saída para BITSTREAM, via HDMI, em lugar da saída de áudio convencional (óptica ou coaxial). Se tiver uma ou mais caixas acústicas na posição correta, os efeitos sonoros se espalharão pela área superior do ambiente.

Só um probleminha: isso tudo também é teoria. Nada foi testado na prática. De nossa parte, estamos aguardando a chegada de um receiver Atmos para tirar a prova.

2 thoughts on “Dolby Atmos já está nos filmes em Blu-ray

  1. O último filme do Transformers, o horrível Age of Extinction, vem com a trilha Atmos em seu disco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *