Diz uma velha história que quando dois elefantes brigam quem sofre mais é a grama. Imagino que assim devem estar se sentindo os assinantes da DirecTV americana, após descobrirem que nada menos do que 26 canais simplesmente desapareceram de seus televisores. São os canais da Viacom, conglomerado que é dono, entre outras, de marcas consagradas como MTV, Nickelodeon e Paramount Pictures. Devido a uma divergência quanto aos valores que deveria receber da DirecTV, a Viacom decidiu cortar o sinal dos canais sem qualquer aviso.

Como represália, o que fez a operadora? Colocou no ar um site (DirecTV Promise) orientando seus assinantes sobre como ver programas da Viacom de graça na internet. Para completar o estrago, esta bloqueou o acesso via web, colocando a culpa de tudo na DirecTV, que por sua vez a acusa de querer aumentar em 30% o custo dos programas (a história é contada em detalhes aqui).

Você, que se queixa da sua operadora aqui no Brasil, provavelmente não consegue imaginar algo do gênero em seu televisor. Bem, tivemos um exemplo anos atrás, quando a Sky (por sinal pertencente à DirecTV) retirou do ar a MTV, também por desentendimento financeiro. No caso, era apenas um canal. Ainda assim, fica claro que, nesse tipo de desavença, quem sai perdendo sempre é o assinante, que nada tem a ver com o imbroglio. Assinante que, portanto, fica na mesma situação da grama, na história que inicia este texto.

Aliás, dizem também que quando os dois elefantes fazem as pazes, ambos vão comer a grama…

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *