intel-media-logoUm importante evento de tecnologia aconteceu esta semana no resort da Califórnia. Convidados pelo site AllThingsD, que pertence ao grupo News Corp, dono também do Wall Street Journal, lá estiveram executivos de algumas das empresas mais importantes do setor: Google, Microsoft, Samsung, Netflix… Mas a maior atração acabou sendo o holandês Erik Huggers, vice-presidente da Intel Media, que confirmou: a empresa vai mesmo lançar um serviço próprio de TV via internet ainda este ano.

Como todos sabem, a Intel é o maior fabricante de chips do planeta, e isso há mais de 20 anos. Por lá, que se saiba, não há crise. E Huggers, que foi contratado há cerca de dois anos, após implantar o serviço iPlayer na BBC inglesa, garantiu que o projeto é pra valer. Ao ser perguntado se o que a Intel irá lançar é mais um set-top box igual a tantos que existem hoje no mercado, tentou deixar claro: “Não, o que pretendemos oferecer é algo que não cabe em nenhuma das plataformas existentes. Aliás, nem faria sentido. A tecnologia já permite ir muito além, e em vez de esperar que outros o façam decidimos lançar por nossa conta, com uma nova marca, e vender ao consumidor através de nossos canais.”

O que haverá de tão misterioso nessa novidade? Huggers deu algumas pistas, ao criticar os serviços multimídia oferecidos hoje. “Parecem aqueles sites primários, que tínhamos nos anos 1990.” Mesmo abrindo exceção para AppleTV e Roku, que segundo ele são razoáveis, o executivo disse que o projeto da Intel é criar uma experiência diferente para o usuário. “Estamos há um ano analisando a questão das interfaces. Tudo tem que ser mais fácil de acessar, algo que qualquer criança de cinco anos possa acionar. Ao mesmo tempo, deve ser flexível para envolver toda a família. Queremos integrar tudo: TV ao vivo, aberta e fechada, gravação em DVR, video-on-demand, catch-up… Se você perdeu um programa, não terá de se preocupar: ele estará o tempo todo na nuvem, e poderá ser assistido em mais de 600 dispositivos diferentes.”

Como se vê, nada de tão revolucionário. O problema é fazer tudo funcionar. Tomara que a Intel Media consiga. Para quem quiser ver, este vídeo traz uma entrevista de Huggers detalhando seus planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *