toshiba_regza_4k_uhd_tvNo final de semana, o jornal japonês Asahi Shinbum revelou negociações entre os principais fabricantes do país para “dar corda” na tecnologia 4K. Basicamente, o que se pretende é criar uma grande campanha de comunicação para convencer os consumidores japoneses a trocar seus televisores e, com isso, apoiar a recuperação do país. Ao mesmo tempo, seria um antídoto aos iminentes lançamentos das marcas coreanas e chinesas. Não por coincidência, nas últimas semanas surgiram várias notícias sobre a chegada ao mercado de TVs 4K de marcas como Sony, Sharp, Toshiba e Panasonic (vejam a notícia completa neste link).

Se alguém ainda tinha dúvida, essa a senha para o que acontecerá no segmento nos próximos dois ou três anos: um enxurrada de TVs 4K nos principais mercados mundiais, a começar de Japão e EUA. Assim como a Sony já está trazendo ao Brasil modelos de preço mais acessível, como comentamos aqui na semana passada, os demais fabricantes finalizam seus planos para entrar na disputa com alguma chance. Vejam o quadro:

MARCA

TAMANHOS

LANÇAMENTO

SONY

55″ e 65″

Junho

SHARP

60″ e 70″

Junho

TOSHIBA

58″, 65″ e 84″

Agosto

PANASONIC

A definir

Final do ano

São todos modelos LED-LCD com painel de backlight edge-lit (o mais barato) e preços a partir de US$ 5.500 (para o mercado americano), e as datas, é claro, estão sempre sujeitas a alterações. Há ainda marcas chinesas, mais baratas, na faixa de US$ 1.500. O entusiasmo dos fabricantes parece tão grande que a Toshiba já apresentou também sua primeira linha de notebooks com saída 4K, dirigida principalmente aos gamers que não aguentam mais as imagens Full-HD (!!!)

Na feira da SID (Society for Information Displays), realizada no Canadá em maio, os displays 4K já foram a maior atração – maior até do que os OLED, a esta altura parece que deixados “na lista de espera” pelos fabricantes. O mesmo deverá acontecer na Infocomm, principal feira de equipamentos audiovisuais de uso profissional, que acontece na semana que vem em Orlando (EUA). Certamente também na CE Week, prévia da CES 2014, que será no fim do mês em Nova York, onde os japoneses estarão em peso. E, claro, na IFA, em setembro, já com amostras dos produtos que deverão estar no mercado internacional até o final do ano.

1 thought on “Indústria mergulha no 4K

  1. A questão é, como você e outros tem colocado, os estúdios (cinema e games, sony principalmente) estão se mobilizando para criar conteúdo? Com respeito a jogos, só se for para PC gamers. A geração atual de consoles (Xbox 360 e PS3) nem jogos 1080p você encontra, são poucos, a grande maioria é 720p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *