4k 8k uhdtv uhdNove de cada dez pessoas com quem converso sobre TVs 4K me perguntam quando haverá transmissões de televisão com essa qualidade. A resposta, claro, é: ninguém sabe. Espera-se que na próxima Copa do Mundo algum canal de TV paga transmita um ou outro jogo em 4K, mas nada está definido a respeito. Mais provável é que o sinal em UHD seja gerado para canais fechados e exibido, por exemplo, em cinemas, como aconteceu com o 3D na última Copa.

A Sony, patrocinadora do evento e que fornece todos os equipamentos para as transmissões, está trabalhando em conjunto com a TV Globo e com a japonesa NHK, entre outras empresas, para viabilizar o projeto. Mas, se acontecer, será apenas na Copa. Quanto a transmissões regulares em 4K, parece que outras ameaças pairam no ar. Segundo o site Tela Viva, as emissoras brasileiras incluíram essa questão na lista de queixas contra o governo por causa da disputa em torno das frequências de 700MHz. “Da forma como está, vamos morrer com o padrão atual”, disse o presidente da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), Olimpio José Franco, em audiência pública sobre o assunto no Senado.

Ele se refere, naturalmente, ao padrão SBTVD, derivado do japonês ISDB-T, que trabalha na resolução máxima de 1.920 x 1.080 pixels (Full-HD). Para transmitir o sinal Ultra-HD (3.840 x 2.160), será preciso ampliar as faixas de frequência disponíveis. As emissoras querem que o governo mantenha com elas a faixa entre os canais 7 e 13, usados nas transmissões analógicas, argumentando que esses podem acomodar sinais digitais de 4K e até 8K. “Se o celular 4G precisa de banda, a televisão digital também precisa, para evoluir”, diz Franco.

Pois é, assim vamos conhecendo mais detalhes desse imbroglio em que o governo transformou a criação de novas redes de celular 4G, conforme comentamos aqui outro dia. Quem está ansioso para ver imagens em 4K vai precisar de muita paciência.

2 thoughts on “Transmissões em 4K: uma séria ameaça

  1. Olá Senhor Orlando Barrozo .

    4 k ,no Brasil rsr kkkrs kkkk uma piada ….. Resido no Estado do ES, e até hoje somente na capital (Vitoria)imgens em FULL HD e vou além ; Brasil na minha opinião é um país de quinto Mundo , enquanto estão tentando enganar amuitos e colocar entre as grandes forças mundiais !!
    Aqui tentam querer acompanhar a evolução tecnológica dos grandes centros , mas é tudo deficitário e problemas nos sistemas é o que mais tem ; resumindo ; vc paga por x direito e nem é atendido em muitos casos !!
    Como bom Brasileiro , imagens em 4k , pode esqueçer por longo tempo , vamos nos contentando com as imgens em FULLHD . Pra mim , tv 4k , somente se tiver mídias disponiveis em ULTRAHD e pelo jeito vai demorar tambem, prova que panasonic , Sony,. Lg ,Samsung e outras ja estão pressionando a gravação de filmes em 4k para que realmente seja acelerado a venda de tvs em 4k

    Grato pelas informações e se eu estiver errado,Orlando , que o mesmo me corrija . Saudações .

  2. O conteúdo da televisão aberta, brasileira, é muito pobre para atrair atenção dos usuários para o 4K, além do que tal melhoria só será mais apreciada para ecrãs maiores de 55″, abaixo disto nosso 1080i já está de bom tamanho. Haja visto que até hoje a poderosa Globo, a TV mais abrangente no país, ainda teima em transmitir muitos dos seus programas populares no formato nativo 480i, ou quando usa a qualidade HD utiliza tela no tamanho 4:3 e não no natural 16:9 de hoje. É uma pena que para aparelhos de TV teremos 4k disponível apenas na tecnologia LCD/Leds, e não na melhor de todas, Plasma, ou na mais moderna OLED, que ainda custa a hipoteca da casa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *