1080p-vs-4k2Nesta quinta-feira, a Samsung confirmou nos EUA a prometida parceria com os estúdios Fox e Paramount para distribuição de filmes em resolução Ultra-HD. A princípio, são três: Uma Noite no Museu, X-Men Origens: Wolverine e O Conselheiro do Crime virão pré-gravados numa espécie de HD externo que a Samsung passará a vender junto com os TVs 4K. A ideia é aos poucos ir oferecendo mais títulos, que o usuário poderá baixar da internet – sempre em UHD – através do mesmo HD.

É mais ou menos a mesma estratégia da Sony, que no ano passado lançou (somente nos EUA) seu primeiro media player, cuja memória já embutia dez filmes em 4K. Não deu certo – pelo menos até agora – porque os consumidores perceberam uma “pegadinha”: os títulos na verdade não eram originais 4K, mas Full-HD, submetidos ao processo de upconversion. Este, como se sabe, nunca tem o mesmo resultado de uma gravação feita com câmeras UHD. A Sony tinha, e tem, a vantagem de poder usar seu próprio catálogo de filmes e séries de TV, que é gigantesco, mas com a crise que se abateu sobre o grupo nos últimos meses é preciso esperar para ver como evolui esse projeto.

Já a Samsung, que não dispõe de catálogo próprio, faz o que está a seu alcance: busca parcerias para viabilizar o sucesso dos TVs 4K. Já se acertou com a Netflix, que deve iniciar em breve a oferta de títulos com essa resolução; e negocia com a Amazon as mesmas condições. Seu UHD Video Pack, que chega às lojas dos EUA até maio (para o Brasil, não há previsão ainda), terá capacidade de 1 Terabyte e preço sugerido de US$ 300. Tomara que os filmes venham, mesmo, em 4K.

2 thoughts on “Filmes em 4K, junto com o TV

  1. Parece que o 4K patina na indefinição de qual formato será usado para disponibilizar conteúdo nessa resolução.

    Se a opção escolhida for o download de filmes pela internet,como esta é instável e lenta aqui no Brasil,dificilmente o 4Kvai pegar…

  2. Olá Rubens .

    Dowload de filmes na internet ,vai ser uma piada no Brasil !!! Querem fazer deste país como os,paises de primeiro mundo em desenvolvimento tecnológico ,mas na prática tudo deficitário e boa deficitário nisso rsre …rsr ..kkkk…..
    No papel temos tudo de bom , mas na prática deixa a desejar a tecnologia ; full hd ate hoje grande parte do Brasil nao recebe imagens nesta resoluçao , casas lotericas sitemas sempre parado – lento cai a internte -, 3 G e agora 4 G, interferencia no sistema digital …. Vamos parar de tampar o sol com a peneira , enganar pessoas aleias , o Brasil se acha ,mas estamos muito atraz dos grandes paises , é essa a verdade !!!
    Estou contigo Rubens .
    Abraço a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *