sharp wisaWiSA (Wireless Speaker and Audio) é um padrão, lançado em 2012, para transmissão e recepção de áudio sem fio. Demorou, mas finalmente um grande fabricante – a japonesa Sharp – decidiu apostar na novidade, criada pela empresa americana Summit Semiconductor. A ideia é que aparelhos sem fio, inclusive celulares, possam reproduzir som de melhor qualidade, bem próximos do high-end.

Pois a Sharp garante que conseguiu, com seu player SD-WH1000U (foto), demonstrado em Nova York há duas semanas. Diante de revendedores compreensivelmente incrédulos, técnicos da empresa japonesa montaram o aparelho num sistema que incluía amplificador Krell e um par de caixas acústicas Platinum 200, da britânica Monitor Audio. Entre player e power, foi colocado um adaptador wireless da própria Sharp. A comunicação utilizou rede Wi-Fi de 5GHz. Segundo o site CE Pro, a maior parte dos presentes mostrou-se admirada com a qualidade do áudio, reproduzindo música em 96kHz/24-bit, padrão que agora é denominado HRA (High Resolution Audio).

O player da Sharp tem preço sugerido de US$ 4.999 no mercado americano (o adaptador sai por $999), mas quem tiver um par de caixas padrão WiSA também pode apreciar o resultado, sem necessidade de adaptador. A reprodução, aliás, também pode ser feita em surround 7.1, a partir de discos Blu-ray ou SACD. Infelizmente, ainda são poucas as opções, no entanto. Até agora, somente a dinamarquesa Bang & Olufsen lançou um conjunto de caixas sem fio para essa finalidade.

Vamos ver se outros grandes da indústria irão se animar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *