Para alguma coisa essa crise mundial está servindo. Os fabricantes de eletrônicos parecem ter entrado numa disputa para ver quem produz aparelhos que consomem menos energia. É uma das coisas que mais chamam atenção aqui na CES. Nas várias entrevistas que presenciei nesta 4a. feira, executivos das principais empresas bateram nessa tecla: estão vivamente preocupados em defender a natureza e, por isso (só por isso), lançam produtos ecologicamente corretos.

Conversa. O negócio é vender a imagem de apoio à defesa do meio ambiente. Claro, em países como Japão e Alemanha a questão ecológica entrou nas leis, e estas são rígidas para quem descumpre. Nos EUA, isso começa a acontecer agora – o estado da Califórnia pretende bloquear as vendas de TVs que consomem muito. E há várias campanhas para reciclagem de equipamentos usados. Os fabricantes precisam aderir, se não caem nas listas negras do Greenpeace e demais grupos ecológicos.

Além do mais, já se sabe que fabricar produtos eficientes é mais barato e, portanto, tende a ser mais lucrativo.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *