cellphonesA notícia de que a Nokia também está demitindo surpreendeu aqueles (muitos) que julgavam o segmento de celulares imune à recessão. O marketing das operadoras é tão violento que às vezes dá a impressão de que as pessoas compram celulares como o pãozinho da padaria. Não é bem assim. A empresa finlandesa, líder mundial, acaba de reportar o nível mais baixo de suas ações desde 2001, quando começou o boom nesse setor. Segundo a agência Reuters, o mercado mundial de celulares deve cair 10% este ano (o banco Goldman Sachs vai mais longe: 14%), e a maioria dos fabricantes está super-estocada, motivo principal para o festival de promoções que se vê (e não só no Brasil).

Já o IDG Now informa que a filial brasileira da empresa não será afetada pelos cortes.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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