Se o varejo brasileiro seguir o exemplo do americano, em breve teremos aqui netbooks sendo vendidos como são atualmente os celulares. Você não paga quase nada pelo aparelho, desde que assine um plano de uso da conexão 3G que vem junto. É o que estão fazendo grandes redes de lojas dos EUA, como Radio Shack e Best Buy, em parceria com as operadoras Sprint e AT&T. Um modelo da Compaq, com tela de 10″, já pode ser adquirido por US$ 0,99 (não, não é erro de digitação) – o usuário só precisa comprar um plano de dois anos da Sprint, que dá um limite de 5GB mensais para tráfego de dados; acima disso, paga-se o custo normal. O plano normal custa US$ 60 por mês, e o mesmo aparelho – se for comprado fora do plano – sai por US$ 389, segundo a PC World.

Diz o site da revista que a estratégia foi o que fez dispararem as vendas de netbooks na Ásia e em alguns países da Europa nos últimos dois anos. Em 2008, foram vendidos cerca de 11 milhões de aparelhos, número que deve dobrar este ano, segundo o mais recente estudo do IDC. Na Inglaterra, por exemplo, os netbooks subsidiados pelas teles já respondem por 25% do mercado. O problema: os fabricantes não estão conseguindo ganhar dinheiro com esse produto. Será que irão repetir a estratégia no Brasil?

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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