Mais um furo do site Tela Viva na cobertura do padrão brasileiro de TV Digital: o governo acionou o BNDES para entrar pesado nesse jogo. O plano é que o Banco financie os países que quiserem adotar o SBTVD, casos de Chile, Equador e Moçambique, com quem o Ministério das Comunicações já vem conversando. O dinheiro serviria para as emissoras desses países adquirirem transmissores, câmeras e demais equipamentos. Para isso, o BNDES já tem um programa de financiamento chamado ProdTV, orçado em nada menos que R$ 1 bilhão!!!

Curioso é que esse programa já existe para empresas brasileiras e até agora nenhuma se interessou… Por que será? Quem responde é a própria repórter do Tela Viva, Mariana Mazza: o empréstimo só vale para a compra de equipamentos nacionais, e quase nada (ou nada mesmo!) do que se usa em TV Digital é fabricado no Brasil. O dinheiro do BNDES (que é o “nosso” dinheiro, pertencente ao contribuinte) vai servir então para quê?

Algo me diz que para coisa boa não é!

A propósito, não era o BNDES que iria financiar o varejo nas vendas de conversores digitais?

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *