CBHDBem antes do que provavelmente muitos esperavam, já chegaram às lojas da China os primeiros players de formato CBHD (China Blue High Definition). É o primeiro concorrente do Blu-ray desde o fim da chamada “guerra dos formatos”, que oficialmente acabou em fevereiro de 2008, quando a Toshiba anunciou que não iria mais fabricar players HD-DVD, lembram-se? Ou seja, a tal guerra, pelo visto, não acabou coisa nenhuma!

Comentei aqui o CBHD pela primeira vez em abril, quando soube da iniciativa chinesa. E fiquei dsconfiado de que havia algo mais por trás da idéia. Agora, com o produto no mercado, as coisas começam a fazer mais sentido. Sob licença da Toshiba, fabricantes chineses estão produzindo em alta escala drives com o famoso “raio azul”, que identifica o laser capaz de ler discos de alta definição. Segundo a correspondente do jornal inglês The Times na China, em menos de dois meses as vendas do produto já superaram as do Blu-ray na proporção de três para um. Seu relato indica que os chineses estão simplesmente se lixando para o Blu-ray (e conseqüentemente para todos os seus fabricantes).

Seria, portanto, a vingança da Toshiba contra aqueles que não apoiaram o HD-DVD. Sabe-se que um dos motivos de o Blu-ray estar demorando para pegar em todo o mundo é o alto valor dos royalties: 22 dólares por aparelho vendido. Instruídos pelo governo, que é na verdade quem manda na economia local, os fabricantes chineses partiram para o contra-ataque. Estão fechando acordos diretos com Hollywood (a Warner – que curiosamente havia sido a primeira a apoiar o Blu-ray – já liberou 30 títulos e diz que tem mais 70 para lançar em breve). Pretendem inundar a China com o tal CBHD e, a partir daí, espalhar essa “tecnologia” para o resto do mundo.

Alguém duvida que irão conseguir?

10 thoughts on “A China desafia o mundo

  1. Se a qualidade for a mesma, e o preço melhor, quem vai ser louco de pagar mais caro pra ter um produto igual?
    Espero que se for verdade, chegue logo por aqui.

  2. Produtos descartáveis. Os espertos que compram preço acabam pagando mais no fim.

  3. A Sony está cometendo o mesmo erro que cometeu quando lançou o video cassete no formato BETAMAX, Preços altos e pouco difundido entre outros fabricantes.
    Mais exemplo:…PS 3 X nintendo Wii e X box
    Se continuar com esses preços absurdos, com certeza o novo formato Chinês vai dominar o mercado assim como ocorreu com as fitas VHS…..Tomara que chegue logo aqui.

  4. QUE ESSE NOVO FORMATO VENHA LOGO POIS 70 DOLARES OU ATE MAIS ,POR MIDIA E UM ABSURDO. LOGO LOGO ,OS BLU-RAY VAO DESPENCAR DE PREÇOS

  5. Pergunto!! Existe alguma compatibilidade entre os dois formatos(blu-ray e CBHD)? Se os dois tocarem o mesmo tipo de disco, tudo bem!!!! que venham as mídias mais baratas.

  6. Concorrencia nunca é demais. Talves com esta noticia os produtores de BD repensem um pouco mais a respeito dos valores da midia azul!

  7. Quando lancaram o DVD na decada passada mesma coisa aconteceu preços absurdos o BD ou o concorrente chines sera a mesma coisa em breve vai virar carne de vaca, até lançarem o ultra HD, e ai tudo novamente!

  8. É verdade que o legendario hacker Mestre Dark criador do virus diablo e que invadiu centenas de sites para mostrar suas falhas foi preso? É verdade que seu verdadeiro nome é Emerson Adolpho de Paulo ? Como um hacker etico que combateu a pornografia infatil ou seja pedofilia como ele pode ser preso? Só eu sei de inumeros sites com material pedofilo e servidores que ele tirou do ar. quero mais detalhes sobre ele pois estou fazendo uma pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *