Como sempre, continuo aprendendo muito com alguns comentários dos leitores. É interessante ver como existe gente antenada com as novidades que comentamos aqui, mostrando que boa parte do pessoal é exigente e vai buscar a informação mais detalhada e confiável. Mais interessante ainda é ver como a questão financeira é o principal parâmetro para se analisar a maioria dos novos produtos e tecnologias. Não deveria ser assim, mas é.

Não deveria porque, a meu ver, o preço é apenas um dos fatores que envolvem uma decisão de compra. Qualquer compra. Ninguém, que eu saiba, entra numa loja de carros e fica barganhando descontos ou reclamando da política de preços daquela marca – até porque quando se vai à procura de um carro novo normalmente já se parte de uma boa pesquisa de modelos, recursos e preços. Já com os eletrônicos a preocupação parece ser outra. Comentei aqui outro dia sobre o novo DVD de alta definição chinês (CBHD), que na China esté competindo de frente com o Blu-ray, e vários leitores festejaram pelo simples fato de que trata-se de um produto mais barato.

Não é por aí, penso eu. Muitos esquecem do velho “custo-benefício”. Voltando à analogia automobilística, a princípio os carros são todos iguais: têm direção, faróis e andam sobre quatro rodas. Mas qualquer pessoa sabe (ou pelo menos imagina) a diferença entre dirigir, digamos, um Mercedes e um Astra. Ouso dizer que é a mesma diferença entre ver um filme em DVD e em Blu-ray – sobre o formato chinês, teremos que aguardar para emitir uma opinião, mas é lícito duvidar que eles consigam a mesma qualidade de som e imagem espremendo tanto o preço como se comenta. Quando se adquire um produto de alto valor agregado (como um carro ou um player), é importante ter consciência dessas diferenças. E não adianta criticar a indústria que cobra mais caro por uma nova tecnologia: os que quiserem usufruir dela primeiro, terão que pagar para ver.

19 thoughts on “De olho no preço (e só)

  1. Olá Orlando,

    Estamos antenados sim, por falar nisso, quando a revista HT vai falar alguma coisa sobre o Oppo BDP-83? Um review seria interessante, já que trata-se de um dos melhores players lançados e toda a mídia especializada, com excessão daqui, já demonstrou as virtudes desse aparelho.

    Sou assinante da revista a muito tempo, mas acho que a falta de profundidade nas matérias desanima, não dá para ficar apenas vendo salas lindas e uma relação de aparelhos usados no ambiente, mas sem nenhuma explicação do “porque” foi usado tais equipamentos…

    Se precisar de um Oppo para testes, o meu está disponível para análise, ainda está embalado. Gostaria muito de ver uma matéria sobre esse aparelho na revista.

    Obrigado

  2. Caro Dener,
    Obrigado pela mensagem. É sempre bom ouvir comentários inteligentes como o seu, ainda que seja uma crítica. Estamos procurando melhorar. Quanto ao Blu-ray Oppo, você é a segunda pessoa que comenta sobre ele. Deve ser bom mesmo! Como temos por norma testar apenas produtos distribuídos legalmente no Brasil, estamos aguardando o envio dos novos modelos Marantz, Denon e Lexicon THX, marcas que têm distribuidores oficiais aqui.
    De qualquer forma, agradeço a oferta e espero que fique satisfeito com sua aquisição. Fique à vontade para comentar aqui sobre o produto.
    Abs,

    Orlando

  3. Olá Orlando,
    Parabéns pelo Blog. Freqüento todos os dias.
    Quanto ao texto referente aos preços, concordo plenamente. Quando falamos em tecnologia, precisamos nos atentar ao custo-benefício. Digo por experiência própria. Quem nunca comprou um aparelho eletrônico (em geral) visando o valor mais em conta e depois se arrependeu amargamente. Muitas vezes nem apresenta defeito, simplesmente não apresentam uma qualidade imaginada. É difícil esperar a queda dos preços, mas é a melhor opção para ter sua satisfação atendida com o produto de ponta.

    Abraços.

    Eduardo P. Leite

  4. Esse sistema chinês de alta definição é só mais um complicador a atrapalhar a popularização do Blu mas como o preço parece fazer toda a diferença,serve de alerta para os detentores do formato,que procurem com urgência,implementar uma política de redução de custos no bluray,sob pena de,em não se fazê-lo,impedir por ainda mais tempo,a sua disseminação.Mesmo assim,não vejo quaisquer chances de o modêlo chinês domunar o mercado ocidental.

  5. Acredito que os preços do Blu-ray, tal aconteceu com aparelhos de DVD, deverá cair com o chegar da concorrência, o que significa os altíssimos ganhos dos fabricantes atualmente e para forçá-los a isto os produtos chinezes seriam bem-vindos sim. quanto à qualidade, o grau de complexidade do aparelho eletrônico em comparação com o dos automóveis não justificariam uma comparação simples. em outras palavras: é muito mais fácil copiar/alterar tecnologia eletrônica do que automobilística. O que temos percebido é que os custos (como o do CD) só baixou por causa da pirataria e, mesmo assim ainda permanece mais alto do que deveria. Há 03 anos um aparelho de TV de 34″ custava CR$ 3.000,00 com uma tecnologia em fim de carreira, portanto um abuso. Portanto, eu e grande parte dos consumidores que não se envorgonham de não serem classe média alta acham bom sim que esses exploradores dos sonhos tenham a lição que merecem do mercado.

    Abraços!

  6. Orlando,eu quero saber.o que vc acha da tv LG Scarlet 47LG64FR LCD,por ser uma tv de 5ms,vou ter problema de resposta em movimento rápido,ou é melhor uma de 2,7 ms ou plama?
    Obrigado.

  7. Prezado Orlando,
    Acho interessante sua colocação sobre esse assunto pois ele é polêmico e envolve tantas variáveis que vão do citado “custo-benefício”, passando pela qualidade do produto e gosto do cliente-usuário.
    Portanto considero as ponderações relativas.
    É duro para nós tupiniquins que não ganhamos em dólar pagar em torno de 520 dolares num BD-Player enquanto lá em cima paga-se em torno de 250 a 300 dolares.
    A alternativa é um DVD com upscaling. É igual? Claro que não. Mas é o viável por enquanto.
    Eu tenho uma 42 de plasma, ainda não tenho o sinal digital na antena coletiva, e não estou disposto (ou podendo) pagar pela alta-definição via satélite. Portanto assisto a TV no velho sinal. E me surpreende ver, por exemplo que o sinal da TV aberta pela antena coletiva (não digital) está melhor do que a TV a cabo que tenho.
    E digo ainda mais, confirmando a bela reportagem da Revista Home Theater, a imagem do DVD é bem melhor.
    Voltando a questão do preço e do modelo chinês (do qual não conheço), eu pago num DVD com upscaling, Hdmi, usb, que irá me atender bem, mas não pago hoje, num BD-Player de 1000 reais.
    E olhe que para finalizar, conheço muita gente, amigos meus que me xingam quando pergunto se usam Video-Componente ou Hdmi no DVD-Player, eles compram o mais barato player do mercado e usam o audio-video composto do camelô.
    Devo isso ao desinteresse na melhor qualidade, na falta de condições ou ao custo elevado em adquirir algo melhor, e por último no famoso custo-benefício ser mais custo do que benefício, neste momento.
    abraço
    Marcelo

  8. Caro sr. Barrozo, quanto ao player da Oppo, o senhor está desinformado, ele possui representação oficial sim no Brasil, pela Logical Design.

  9. Caro Marcelo, realmente não sabia dessa representação. Jamais recebemos qualquer informação desse produto, ou dessa empresa. Também já procuramos produtos da marca Oppo em várias lojas e não encontramos. Vamos continuar tentando.

  10. Caro Sr. Barrozo, a Logical Design representa importantes fabricantes como ATI, Cary, Dali, MBL, Parasound, Nuforce, Usher, etc. que com certeza o sr. conhece, realmente acho que valhe a pena um contato com eles para tentar conseguir um exemplar para avaliação.

  11. Orlando, sou obrigado a concordar com o Dener sobre a superficialidade da revista. Já fui assinante, e não renovei porque, pra falar a verdade, as matérias são muito repetitivas e superficiais. De vez em quando compro na banca, mas sempre me deparo com esse mesmo problema. Por outro lado, a HTCD é melhor, ou menos pior, revista desse gênero no Brasil, de onde conclui-se que vocês têm know-how pra fazer algo mais direcionado aos leitores mais informados. Assim, que tal, incluir na HTCD uma sessão mensal sobre áudio e vídeo hi-end, lançamentos importantes lá fora em equipamentos, ou mesmo análises mais sofisticadas, como essa que Paulo deixou o link sobre o BD OPPO? Imagino que isso satisfaria os mais exigentes, além de contribuir para que os iniciantes tenham acesso à uma informação mais completa. Pense a respeito…..

  12. Caro Roosevelt, obrigado pelos comentários e sugestões. Com certeza iremos estudar sua idéia. Abs. Orlando

  13. Caro Orlando,

    De fato, você não explorou a questão central, implícita no título da matéria: As razões do mesmo produto ter um preço (em dólar) tão mais elevado aqui no Brasil do que alhures.

    E concordo integralmente com as críticas (construtivas) feitas à revista impressa. Sou assinante desde os primeiros números e vou continuar sendo. Mas já passou da hora de uma guinada na linha editorial (v. g., repetição ‘ad nauseam’ de certos assuntos, em detrimento de questões muito mais interessantes), sob pena de um definhamento da nossa HT a médio/ longo prazo. Em breve vou enviar sugestões concretas e críticas específicas, sob a ótica do leitor.

    Um abraço.

  14. Caro Evandro, agradeço a mensagem e aguardo as sugestões. Só esclarecendo: os assuntos que aparecem na revista são definidos também a partir de pesquisas que fazemos anualmente com os leitores. Evidentemente, esse é um processo dinâmico e estamos sempre preocupados em melhorar. Contamos para isso com a ajuda de todos. Grande abraço. Orlando

  15. preço por preço ,aparelho por paparelho seja qual for , eu ainda vejo hoge muitas instalaçoes mau feitas , creio que se o dvd tivesse saida RF muitos ainda estarian usando ,não importando qual sejam suas potencialidades, talves seja pura ignorancia . é só um comentario.

  16. BOA TARDE,
    COMO VOCÊ DIZ, QUE TEM POR NORMA SOMENTE TESTAR APARELHOS VENDIDOS OFICIALMENTE NO PAÍS, O APARELHO BLURAY DA OPPO DIGITAL BDP 83 E DISTRIBUIDO PELA LOGICAL DESIGN. (WWW.LOGICALDESIGN.COM.BR), LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO.
    ACHO MUITO VIÁVEL TESTAR ESTE APARELHO, POIS AS CRITICAS SÃO MUITO FAVORÁVEIS A ESTE APARELHO. PELO O FAVOR DE SE POSSÍVEL FAZER TAL TESTE PARA PODERMOS DIZER SE REALMENTE O CUSTO/BENEFICIO É REALMENTE O MELHOR.

    ATT.

    LUIZ

  17. BOA TARDE,

    A PROPÓSITO, A LOGICAL DESIGN ESTARÁ FAZENDO UM EVENTO NO HOTEL COPACABANA PALACE (RIO HIGH END 2009) NOS DIAS 26 e 27 DE SETEMBRO DE 2009 DAS 10:00 AS 18:00 hs.
    NESTE EVENTO ESTARÃO SENDO APRESENTADOS LANÇAMENTOS MUNDIAIS DE 15 MARCAS EXCLUSIVAS DISTRITUIDAS OFICIALMENTE POR ESTA EMPRESA.

    LUIZ

  18. Apenas para dar uma satisfação aos leitores que comentaram sobre o player da Oppo: nossa redação já solicitou à distribuidora um exemplar para teste. Estamos aguardando. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *