Está acontecendo uma corrida mundial entre os fabricantes de televisores para ver quem será o primeiro a lançar no mercado um TV 3D. O problema é que ainda não há um padrão que possa ser seguido por todos: fabricantes, produtores de conteúdo, emissoras etc., como já explicamos aqui. Mesmo assim, pelo menos duas empresas – Samsung e Panasonic – falam em colocar o produto à venda ainda neste primeiro semestre, inclusive no mercado brasileiro, pensando na Copa do Mundo. De um lado, há o temor de ser ultrapassado pela concorrência, que é usual nessas situações. Mas há também o medo de que ocorra mais uma vez o fenômeno PlayStation: como a Sony demorou para trazer o produto ao Brasil, o contrabando ficou absolutamente fora de controle – fora os milhares de turistas que trouxeram os seus na mala mesmo (e continuam trazendo, sem que a Sony possa fazer nada).

Não vou aqui dar uma de futurólogo, mas acho difícil alguém lançar um TV 3D – que necessariamente será bem mais caro do que um convencional – sem que o padrão de funcionamento e compatibilidade esteja definido. Mas agora o blog Engadget informa que a Samsung começa a distribuir nos EUA o primeiro player Blu-ray 3D, modelo BD-C6900 (foto), que vimos em demonstração na última CES. A Amazon chegou a colocar em seu site um pop-up para a “pré-reserva” do aparelho por US$ 399, mesmo valor do modelo C7500, que já está à venda mas é 2D. O anúncio foi retirado do ar, deixando os interessados na dúvida. O C6900 utiliza o codec MPEG4-MVC (Multiview Video Coding), padronizado para discos Blu-ray, que comprime os dois sinais de vídeo – destinados separadamente ao olho direito e ao esquerdo. Além disso, o player acessa diretamente a internet e a loja de aplicativos Samsung Apps.

US$ 399? Parece uma oferta tentadora. Antes que os mais apressados saiam correndo atrás, é bom lembrar: ainda falta saber como esse player vai se comunicar com os televisores 3D.

3 thoughts on “TV 3D: quem lança primeiro?

  1. A única vantagem de trazerem uma TV 3D para o Brasil vai ser o benefício que ela trará às imagens 2D, pois para exibirem conteúdos 3D tiveram de sofrer melhorias, no caso da Plasma, mais brilho, menor consumo dentre outras coisas. Essa seria a única vantagem, pois imagens 3D em casa de uma forma eficiente e satisfatória, tá difícil, pelo menos por enquanto.

  2. Presençiei em São Paulo , no cinema , imagens 3D com o filme AVATAR .O problema é o custo ,pois quem já adquiriu o tv full hd, blu-ray, cabo HDMI 1.3 , terá agora que mudar tudo de novo …. mas pra quem é apaixonado por tecnologia como nós , não vai resisitir !!! A outra coisa é saber por exemplo ,se um tv de 54’3D, poderá ter a uma distancia de 3,60metros do sofá a tv !!Qual tecnologia é melhor para imagens em 3D, LCD OU PLASMA ? Tenhos várias dúvidas …

  3. Existem vários titulos em DVD em 3D. Por que precisa ter um Blu-ray player especial para ver filmes em 3D?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *