Confesso que precisei de muita paciência para ler notícias, artigos, entrevistas e comentários (nem todos abalizados) sobre o imbroglio envolvendo a Telebrás e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Paciência e controle de nervos, porque a soma de irregularidades, manipulações, informações claramente falsas plantadas na imprensa, trocas de acusações e indícios de favorecimento, tudo isso é de estarrecer. Na era dos blogs e do Twitter, é muito fácil espalhar “denúncias” que depois não se confirmam, deixando as vítimas à própria sorte. Já vimos esse filme inúmeras vezes, certo?

Para não cair na mesma armadilha em que vejo caírem alguns colegas jornalistas, tive que separar bem o que é, de fato, informação relevante da mera manipulação política – não se pode esquecer que estamos em ano eleitoral. O jogo de interesses é enorme. Dependendo de como for conduzido, o PNBL pode beneficiar grandes grupos da área de telecomunicações, ou pode colocar em xeque o domínio atual desses mesmos grupos. Não por mera coincidência (assim foi construído o País), parte desses grupos controlam também jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. Outra parte não controla a mídia mas tem dinheiro suficiente para influir muito nas eleições, inclusive financiando candidaturas.

Conclusão: tudo o que está sendo publicado ultimamente sobre banda larga e Telebrás precisa ser lido com cuidado redobrado. Fiz aqui um resumo do que saiu de mais relevante sobre o assunto nas últimas duas semanas; coloco os respectivos links para quem quiser ir mais fundo. Juntando com o que já falamos aqui, desde o ano passado, acho que dá um painel bem amplo do caso. Pode ser cansativo, mas vale a pena ler, se é que você quer entender como é dirigido este país que já podia estar no Primeiro Mundo, não fosse o tipo de políticos que estão no poder (federal, estadual ou municipal) ou em torno dele.

Decisão adiada – No dia 10 de fevereiro, quando deveria anunciar formalmente os detalhes do PNBL, o presidente Lula decide inesperadamente adiar o anúncio. O site PC World contou os detalhes.

As ações que subiram 35.000% – Levantamento do jornal Folha de São Paulo revela que informações de bastidor fizeram disparar a cotação das ações da Telebrás na Bolsa, beneficiando especuladores.

Processos na CVM – Segundo o Estadão, a Comissão de Valores Mobiliários investiga a possível manipulação das ações da Telebrás.

A ira de Lula – Comentário postado neste blog sobre a reação do presidente às críticas contra a forma de conduzir o PNBL.

O maior lobista do Brasil – Perfil de José Dirceu feito pela revista Veja.

Dirceu, o indomável – Outro perfil, este um pouco mais suave, publicado na revista IstoÉ.

Blog do Zé – Blog mantido pelo ex-ministro José Dirceu, trazendo inclusive sua versão sobre o caso Eletronet.

A Telebrás e o BNDES – Notícia do site Info Online revela que o banco foi acionado para emprestar dinheiro à reativação da Estatal.

A falência da Eletronet – Relato do jornalista e blogueiro Renato Cruz, especializado em tecnologia, sobre a situação atual da empresa que detém a maior rede de fibra óptica do País.

A denúncia contra Dirceu – Reportagem do jornal Folha de São Paulo revela que o ex-ministro recebeu R$ 620 mil do empresário Nelson dos Santos, ex-dono da Eletronet (Dirceu primeiro negou, depois confirmou a revelação).

Dirceu e o governo negam – O ex-ministro, a ministra Dilma Roussef e até o presidente Lula rebatem as acusações da Folha.

A versão de Nelson – O empresário dá detalhes do caso aos repórteres da Folha, contestando a versão do governo.

Denúncia vazia – Análise do jornalista e blogueiro Luis Nassif, tido como portavoz do ex-ministro José Dirceu, criticando a cobertura da imprensa no caso.

A versão da Eletrobrás – Segundo o Portal Exame, a estatal diz que, na verdade, é ela a dona da rede de fibra óptica que se atribui à Eletronet.

A história da Eletronet – No portal Teletime, um relato detalhado da empresa, desde sua criação, em 1999, até o escândalo atual.

O mapa da rede – O portal IT Web revela a extensão e as características da rede de 16 mil quilômetros de fibra óptica que está em disputa.

Credores barram plano de banda larga – Segundo o portal A Rede, Alcatel e Furukawa, que fizeram a rede de fibra óptica e até hoje não receberam, querem como compensação participar do PNBL.

Oi quer comprar dívida da Eletronet – Outra revelação da Folha: a operadora formada com dinheiro do governo pode acabar ficando com a rede de fibra óptica.

Dilma aconselhou Oi – Outra da Folha: a ministra e candidata recomendou à operadora que não entrasse no negócio.

Banda turva – Editorial da Folha questionando as atividades de Dirceu como lobista junto ao governo em favor de empresas privadas.

Governo assume a dívida – Reportagem do Estadão mostra as articulações para que o governo federal fique com a dívida da Eletronet, sem punição aos envolvidos.

O homem da banda larga – Entrevista da revista Istoè Dinheiro com Cesar Alvarez, principal assessor do presidente Lula para assuntos de tecnologia e formulador do PNBL.

O papel do Estado – Artigo do ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, publicado no Estadão, defendendo a ação do governo no caso Telebrás.

O papel do Estado 2 – Entrevista com Samuel Possebon, jornalista especializado em telecomunicações, também defendendo a postura do governo no caso. Foi publicada no site do PCdoB.

O papel do Estado 3 – Análise da jornalista Lia Ribeiro Dias, especializada em telecom, igualmente a favor da maior  intervenção do governo no setor. Foi publicada no site Tele-Síntese.

O papel do Estado 4 – Comentário do jornalista Ethevaldo Siqueira, um dos mais experientes do setor, contrário à ação do governo nas telecomunicações.

A visão das operadoras – No site Tela Viva, depoimentos de representantes das teles contra a reativação da Telebrás para executar o PNBL.

A caminho do século 20 – Comentário postado aqui sobre a tendência do atual governo de criar (ou recriar) estatais para diversos setores.

A banda larga e as eleições – Análise do blogueiro Leonardo Araújo, defensor ardoroso do governo Lula, sobre as implicações do caso no quadro eleitoral.

Entraves à banda larga – Análise técnica da consultoria Teleco, uma das mais conceituadas do setor.

4 thoughts on “E o bicho vai ficando mais feio

  1. Orlando,
    Você usou muita fonte que é sabidamente antigoverno, a saber, veja, folha, estadão. Particularmente, quando sai alguma notícias nessas referidas fontes, já sei que terei versões distorcidas dos fatos, sempre no sentido de acusar o governo. Por isso mesmo canceli minha assinatura da veja. Obrigado.

  2. Caro Reginaldo, desculpe, as fontes são as mais variadas possíveis. Os veículos que você chama de “anti-governo” são os que têm dado mais destaque ao assunto. Citei até o site do PCdoB e os blogs de José Dirceu e Luis Nassif! Quais seriam as outras fontes que poderíamos consultar? Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *