Nesta quarta-feira, começou a ser vendido na Coreia o TV LED Samsung com reconhecimento de voz e gestos, que vimos em demonstração na CES (vejam aqui o vídeo) e comentamos na ocasião. É certamente um dos TVs mais refinados da atualidade em termos de imagem, e provavelmente o mais avançado em recursos. Com o código comercial ES8000, está previsto para lançamento mundial em março, e é grande a possibilidade de que chegue ao Brasil ainda neste primeiro semestre.

A Samsung apresentou o produto em Seul para comemorar seus números de vendas no ano fiscal que termina em março, em que confirmou ter assumido a liderança mundial em TVs. No evento, Kim Hyun-suk, vice-presidente executivo, afirmou ao jornal Korea Times que a empresa vendeu 43 milhões de TVs em 2011 e que pretende bater a meta de 50 milhões este ano. “E queremos que metade deles sejam conectados à internet”, disse, embora sem confirmar o anunciado lançamento da plataforma Google TV. “Ainda não está definido qual será o sistema operacional da Google”, justificou.

Quanto ao ES8000 (foto), embora nada tenha sido dito a respeito, ficou claro que a Samsung quis marcar este início de ano com um produto top, que a imprensa internacional está considerando o melhor TV já fabricado. As especificações são arrasadoras: processador interno de núcleo duplo (é o primeiro TV dessa categoria), para simplificar a navegação entre os aplicativos embutidos, que na Coreia são mais de 400; webcam integrada, não apenas para videochamadas, mas também para reconhecimento de face e de movimentos do usuário; comando de voz; e, claro, compatibilidade com imagens 3D, acesso à web e tudo mais que já está virando commodity nesse mercado.

Na Coreia, estão saindo duas versões (46 e 65 polegadas), mas em outros países a Samsung irá definir entre cinco tamanhos disponíveis (há também de 40″,  55″ e 70″). Já comentei aqui o que acho de comandar um TV através da voz, mas o reconhecimento de face é talvez um dos recursos mais interessantes do aparelho. Com seu “olho mágico”, ele é capaz de identificar o(s) usuário(s) e – através de um app específico – se autoconfigurar conforme as preferências de cada membro da família.

Será este o futuro dos TVs?

 

4 thoughts on “O mais avançado

  1. Conversando com o pessoal da samsung do shopping morumbi a tv será lançado no final de março mundialmente e em maio estará a venda no Brasil, sem previsão de preço mas algo em torno de R$7.000,00 a de 46″

  2. O que fazer com as tvs que acabamos de adquirir? já se tornaram obsoletas.Nós realmente precisamos de tanta tecnologia se os conteúdos disponíveis não tem a mesma evolução? As tvs em 4K já são uma realidade enquanto as nossas operadoras ainda transmitem em SD.Vamos pensar um pouco pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *