Artigo do The Washington Post, a propósito da MacWorld Expo, evento organizado pela Apple em San Francisco, mostra que, mais uma vez, a empresa californiana pode estar ditando o futuro da tecnologia. Embora não tenha lançado nenhum produto revolucionário como foi o iPhone no ano passado, Steve Jobs mostrou o novo MacBook Air, até o momento o notebook mais fino do mundo (veja na foto).
 
E o que tem de mais esse aparelho além do fato de ser ultra-fino? Para desenhar um notebook assim, o pessoal da Apple constatou que teria de retirar dele o drive de CD/DVD. Ou seja, não há como inserir discos no notebook, a não ser através de um drive externo. Isso seria um problema. Ou não? Os designers de Jobs concluíram que não: num mundo cada vez mais virtual, as pessoas tendem a usar menos discos (ou qualquer suporte físico), substituídos por memórias flash ou – melhor ainda – por acesso rápido à internet.
 
Assim, em vez de colocar CDs ou DVDs no notebook para ouvir múica, assistir filmes ou baixar programas, o usuário pode fazer tudo isso virtualmente. O material pode estar num minúsculo pen-drive ou cartão de memória (o último modelo de cartão SD tem nada menos do que 32Gb), ou pode ser baixado de algum site ou servidor remoto.
 
Será esse o futuro que nos aguarda? Não, acho que já é o presente. Vamos ver agora como irá reagir a indústria do filme, que ainda não sabe que modelo de negócio adotar em lugar do atual DVD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *