informatica-full.jpgPesquisa divulgada esta semana pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e das Comunicações (CETIC) mostra que as conexões de banda larga nos lares brasileiros já superam as conexões discadas. O levantamento teria sido feito em 17 mil domicílios, chegando a estes números: 50% de residências com banda larga, 42% com conexão discada e 8% que simplesmente não souberam responder que tipo de conexão possuem.

Em 2006, eram apenas 40% com rede de alta velocidade em casa. Segundo Rogerio Santana, do Comitê Gestor da Internet, citado pela Folha de S.Paulo, os fatores que mais influenciam na decisão de ter uma conexão de banda larga, além obviamente da renda, são o nível educacional, a idade (sim, os jovens são os mais propensos a aderir) e o local onde a pessoa mora (há cidades que simplesmente não recebem esse tipo de sinal).

Evidentemente, a ferrenha disputa entre operadoras de TV paga e de telefonia, com seus pacotes triple play, estimula esse crescimento. Outro estímulo é a queda nos preços dos computadores. A continuar no ritmo atual, em breve teremos a maior parte do País – inclusive a classe C, que hoje é a que mais cresce em termos de consumo – conectada em redes de alta velocidade e, portanto, com acesso a inúmeros novos serviços.

Para saber mais sobre a pesquisa, dê uma olhada neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *